Cristovam critica ‘euforia cega’ com economia e defende planejamento de longo prazo

Da Redação
Apesar de a economia brasileira amargar alguns resultados negativos, como balança comercial deficitária, ameaça de retorno de inflação crescente e Produto Interno Bruto reduzido, um estado de euforia tomou conta do governo e da população e tem impedido a antevisão de riscos à estabilidade econômica. O alerta foi feito pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF) que lamentou, em Plenário nesta sexta-feira (31), essa situação vivida pelo país.
- Está na hora de conversarmos sobre o futuro da economia, e não só sobre o presente. É preciso traçar uma linha para a economia, e não tratar os temas separadamente com pacotes e desonerações - defendeu Cristovam.
Segundo advertiu, as soluções do presente podem se transformar em problemas no futuro. Cono observou o senador, as desonerações fiscais concedidas ao setor empresarial para incentivo ao consumo, como a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra de veículos, teriam como efeito colateral, por exemplo, o aumento do endividamento das famílias. O parlamentar comentou que 63% dos brasileiros declararam - em abril deste ano - ter alguma dívida, maior patamar desde julho de 2011.
Cristovam afirmou que o papel do Congresso Nacional é mostrar ao governo que esta atitude de "euforia cega" não é compatível com os rumos da economia. Em sua avaliação, faltaria uma perspectiva sistêmica e de longo prazo na formulação das políticas econômicas.
Agência Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços