Política de integração entre lavoura, pecuária e floresta entra em vigor em seis meses

Da Redação
Entrará em vigor em seis meses a Política Nacional de Integração Lavoura-Pecuária, instituída pela Lei 12.805/2013, com objetivo de incentivar a produtividade no meio rural e, ao mesmo tempo, estimular a educação ambiental e a preservação do meio ambiente. A lei foi sancionada nesta segunda-feira (29) pela presidente Dilma Rousseff.

A política nasceu de proposta apresentada em 2007 pelo então deputado e atual senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF). Inicialmente, o projeto estendia incentivos especiais previstos na Lei 8.171/1991 (Política Agrícola) ao produtor rural que adotasse técnicas de integração entre lavoura e pecuária. Na tramitação no Senado, a proposta (PLC 78/2008) foi ampliada e transformada na nova política nacional de integração.
Entre os incentivos previstos na execução da política de integração estão a prioridade na obtenção de empréstimos e de benefícios associados a programas de infraestrutura rural, instrumentos previstos na Política Agrícola, na Política Nacional do Meio Ambiente (Lei 6.938/1981) e no Sistema Nacional de Crédito Rural (Leis 4.595/1964 e 4.829/1965).
A política visa incentivar a produtividade e a rentabilidade de atividades agropecuárias, em áreas já desmatadas, por meio da aplicação de sistemas que integrem cultivos agrícolas com criação de animais e exploração de espécies florestais, como alternativa a monoculturas tradicionais.
Também busca garantir apoio à recuperação de pastagens degradadas e estimular a pesquisa de atividades que promovam essa integração e a educação ambiental, nos diversos níveis escolares e também para agentes do agronegócio.
Agência Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços