Mozarildo Cavalcanti homenageia trabalhadores

Da Redação
O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) homenageou os trabalhadores brasileiros, em especial do estado de Roraima, pelo Dia do Trabalhador comemorado amanhã (1º). O parlamentar comentou que o Brasil, quando comparado a outros países, teve muitos avanços na atenção aos trabalhadores.
Ele afirmou que o estado de Roraima merece ser homenageado seja porque seus produtores rurais, pequenos e médios, além de trabalhadores, são desalojados por sucessivas demarcações de terras indígenas, seja por causa de proibições de atividades que renderiam um recurso adicional às pessoas e ao Estado.
Mozarildo ainda lembrou a história do Dia do Trabalhador. No ano de 1886, em Chicago (EUA), milhares de trabalhadores saíram às ruas para reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias.
Um marco do trabalho brasileiro na opinião de Mozarildo foi a maior segurança jurídica garantida pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) elaborada no governo de Getúlio Vargas e a criação do Ministério do Trabalho.
- Temos avançado, a cada período, mas é importante ainda que possamos ver as condições de trabalho, as dificuldades que enfrentam os trabalhadores para, às vezes, chegar ao local do trabalho – afirmou Mozarildo.
Dia Nacional da Mulher
Mozarildo ainda registrou o Dia Nacional da Mulher, comemorado hoje (30). A data foi criada por meio da Lei 6.971/1980, em homenagem a Jerônima Mesquita, fundadora do Conselho Nacional das Mulheres, em 1947. Ela também ajudou a fundar a Federação Brasileira pelo Progresso Feminino (FBFF), em 1922, e o Pró-Matre, hospital beneficente que tinha por objetivo acolher gestantes das camadas mais pobres. Jerônima atuou na luta pelo voto feminino.
Agência Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade