Desembargador manda governo apresentar documentos do Tudo Aqui

O desembargador do Tribunal de Justiça Abraham Lincoln Calixto fixou prazo de dez dias para que o governo do Estado apresente os documentos da fase interna do Programa Tudo Aqui e os estudos técnicos, econômicos e financeiros do processo, concebido no modelo Parceria Público Privada para a instalação de centros de atendimento ao cidadão em sete cidades do estado. O desembargador deferiu liminar a recurso apresentado pela bancada de Oposição na Assembleia Legislativa, que recorreu à Justiça depois de ter pedidos de informação sobre o programa negados pelo plenário.

No despacho, o desembargador considerou que, embora a licitação para o programa, no valor de R$ 2, 9 bilhões, esteja suspensa, poderá ser retomada a qualquer momento. "A demora em obter a documentação gera insegurança jurídica e dificulta a fiscalização da pareceria público-privada", cita o texto, onde o desembargador reconhece a fiscalização dos atos do Poder Executivo como uma das funções do Poder Legislativo.

O desembargador considerou que o pedido da bancada de Oposição tem amparo no artigo 5º da Constituição Federal. O artigo estabelece que todos têm direito a receber informações dos órgãos públicos, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do estado.

O líder da bancada de Oposição, deputado Tadeu Veneri (PT), disse que a decisão demonstra a inconsistência da intenção do governo em tentar impedir que a população tome conhecimento deste projeto. "De posse da documentação, vamos analisar as medidas necessárias para que não haja prejuízos ao interesse público e que aparentam ser evidentes", disse Veneri.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços