Nova turma começa o curso de Liderança Executiva

Começaram em março as aulas da segunda turma do curso de Liderança Executiva, uma iniciativa do Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI)*. A coordenadora de projetos da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), Gabriela Pluciennik, explica que o curso tem por objetivo sensibilizar, capacitar e mobilizar lideranças políticas e sociais para a atuação em defesa da causa da Primeira Infância. “Estamos levando o tema para a agenda dessas pessoas”, explica. Não por acaso, a nova edição do curso vai reunir representantes da Câmara dos Deputados, dos Ministérios da Saúde, da Educação e do Desenvolvimento Social, de secretarias estaduais de Saúde, de secretarias municipais de Educação e Saúde e de outros órgãos envolvidos diretamente com a questão da criança.

“Nessa segunda edição, temos vários atores
importantíssimos para o tema, como secretários de estado
de saúde, 10 deputados federais, as primeiras-damas de São Paulo e de Fortaleza, a secretária de Educação do Rio de Janeiro, a presidente nacional da Associação Brasileira de Magistrados e Promotores de Justiça pela Infância e Juventude,” afirma Gabriela. A turma também reúne representantes da iniciativa privada, como o CEAL e do terceiro setor, como o Instituto Alana. A expectativa é que essa edição do curso repita o sucesso da primeira. Gabriela explica que o curso acontece em dois módulos, durante um período de quatro meses. O primeiro módulo aconteceu na Universidade de Harvard (EUA), entre os dias 17 e 22 de março. Além das aulas com professores da Universidade, os participantes formaram grupos de trabalho para a elaboração de um planos de ação para a Primeira Infância. O período entre o primeiro e o segundo módulos é dedicado ao estudo a distância, durante o qual os grupos terão tempo para concluir os planos. Entre os dias 24 e 26 de junho, acontecerá o segundo módulo, no Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), em São Paulo (SP), quando os grupos voltarão a se reunir para apresentar e finalizar os planos.
A segunda edição do curso passa por algumas mudanças em relação à primeira, buscando reforçar ainda mais o caráter colaborativo. “No primeiro curso, alguns participantes já tinham planos de ação, e outros os criaram a partir dele. No primeiro caso, a colaboração fez com que as iniciativas iniciais fossem aprimoradas”, afirma Gabriela. Ela cita como exemplo a reunião de um grupo de deputados federais que participou do primeiro curso e, após sua realização, se comprometeu com a criação e mobilização da Frente Parlamentar pela Primeira Infância e realizará, em abril de 2013, um Seminário Internacional que tem como objetivo debater sobre os avanços e desafios para o desenvolvimento da Primeira Infância no Brasil.
Ações como essa, segundo Gabriela, vão de encontro à missão do curso e, principalmente, à da FMCSV, que é disseminar o conhecimento sobre a Primeira Infância. “O curso tem nos ajudado a levar o debate para o âmbito nacional, e isso nos deixa bastante orgulhosos”, conclui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços