Curso para idosos trata do tema DST

 

 

O objetivo é construir estratégias para a consciência do autocuidado e cuidado do outro

O Centro de Convivência da Pessoa Idosa divulga que haverá nos dias 5, 12 e 19 de abril, a continuação do curso “Saber para Reagir, de Mulher para Mulher”. O objetivo é auxiliar as mulheres quanto à saúde através da consciência do autocuidado e cuidado do outro, construindo estratégias que promovam cidadania à pessoa idosa. As aulas acontecerão às 14 horas, no Centro de Convivência da Pessoa Idosa, Rua Gabriel Matokanovic, 260, jardim da Luz. O curso é uma parceria da Secretaria do Idoso com a Associação Londrinense Interdisciplinar (ALIA), com apoio da SESA/PR. Os encontros são gratuitos.

Participam da atividade aproximadamente 40 mulheres integrantes do Centro de Convivência e dos Grupos de Convivência, acompanhadas pela Secretaria do Idoso. Os temas a serem trabalhados nas aulas serão a Valorização e Vulnerabilidade Feminina, Sexualidade e Prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis, Promoção à Saúde e Autocuidado e Empoderamento Feminino com relação às políticas públicas. Ao final do curso, as participantes receberão certificado de participação com carga horária de 20 horas.

A gerente de Articulação Comunitária da Secretaria do Idoso, Ana Karina Barbosa, informou que o curso é importante para os idosos buscarem mais conhecimentos sobre DST/HIV. “Esses encontros abrem a discussão dessas temáticas para as pessoas idosas. Assim elas buscam informações, se socializam, e podem cuidar da própria saúde”. A gerente comemora a presença das idosas que, segundo ela, foi acima das expectativas.

A coordenadora do projeto “Saber para Reagir” da ALIA, Maura Lúcia da Silva, afirmou que é importante realizar trabalhos preventivos. “Para nós é importante tratar a saúde de uma forma mais ampla, envolvendo autoestima, combate à violência, autocuidado, diferenças de gênero. São trabalhados com as idosas tanto a saúde mental quanto a saúde física.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade