Presunto está na lista de dietas ricas e saudáveis 

O que não falta no mercado são variedades de presunto: Parma, Pepperoni, Salaminho, Mortadela e Copa. Cada um tem seu preço, sabor e, claro, valor nutritivo. Isso mesmo! Cada frio da lista carrega uma porcentagem de proteínas necessárias ao dia, para dietas ricas e balanceadas. Por exemplo, o apresuntado tem cerca de 13% de proteína. Já o espanhol, Jamón “Pata Negra” ou Jamón Ibérico Pata Negra, encontramos 33%.

Além da proteína, o consumo do presunto é recomendado uma vez que fornece ao corpo vitaminas essenciais para uma boa pele, unhas e crescimento do cabelo. “O presunto cru, cozido ou defumado auxilia na formação da musculatura, principalmente, para crianças em fase de crescimento. Também encontramos vitaminas do complexo B, tais como: B 1, B 6, B12 e B9, além de ser um excelente antioxidante por conter concentrações boas de vitamina E”, diz a nutricionista do Centro de Controle de Peso (LEV), Mariana Nunes.

De fato, além de nutritivo o presunto é muito saboroso. “Em seus vários tipos, o presunto possibilita uma infinidade de combinações com outros alimentos. Uma dica é usar o Jamón “Pata Negra” com pão de centeio esfregado no tomate. Para o presunto Jamón, sugiro uma bebida mais forte e encorpada, como um bom vinho tinto, por exemplo, o Jerez. Outra sugestão são as cervejas especiais fortes ou escuras”, explicou a gerente de empório, Tamirys Pereira, da Cachaçaria do Dedé, de Uberlândia, que ainda ressaltou: “além do Jamón, existem outros embutidos espanhóis que também fazem o maior sucesso como: o Chouriço, Fuet e Lombo, pois, harmonizam muito bem com outros alimentos devido aos seus sabores marcantes”.

De acordo com Tamirys, a comercialização do presunto no empório do restaurante representa 30% das vendas, entre os mais de dois mil itens encontrados. “O Parma Villani e o Jamón Ibérico são mais procurados para o consumo no restaurante como “tira gosto”. Alguns clientes, até levam o pedaço da peça para casa. Além desses dois tipos, também são comercializados presuntos de origem italiana como o San Daniele com tempo de cura de 13 meses, o Montorsi com maturação de 10 meses e o Antica Corte com cura de 12 meses”, afirmou a gerente.

Fique atento aos excessos

A ONG World Cancer Research Fund afirma que o consumo frequente de embutidos, ao longo de décadas, pode aumentar o risco de câncer. E essa característica tem explicação segundo Mariana Nunes. “As carnes defumadas e outros alimentos tais como (bacon, salsicha, linguiça e presuntos,) contêm nitrito que é uma substância que aumenta o risco de cânceres, por causa da transformação dos nitritos em substâncias altamente cancerígenas. Portanto, não devemos ingerir estes alimentos diariamente, mas, sim, substituí-los por carnes magras cozidas ou grelhadas a exemplo os peixes magros, carne vermelha magra, frango sem a pele e carne de porco (lombo magro)”, orientou a nutricionista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços