Turismo recebe destaque no programa de investimentos em aeroportos

Lista anunciada hoje pela presidenta Dilma Rousseff contempla 30 aeroportos de destinos turísticos


Brasília (DF) – O “Programa de Investimentos em Logística: Aeroportos”, lançado hoje no Palácio do Planalto pela presidenta Dilma Rousseff, atende a 30 destinos turísticos. A primeira fase do plano, elaborada pela Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República com o apoio do Ministério do Turismo, prevê investimentos de R$ 7,3 bilhões em 270 aeroportos brasileiros.

“A inclusão de destinos turísticos no plano vem reforçar as diversas iniciativas que o governo brasileiro tem adotado para aumentar a competitividade do turismo nacional”, explicou o ministro do Turismo, Gastão Vieira. Dos 30 aeroportos beneficiados nos destinos, o Nordeste foi contemplado com 12, o Sudeste com seis, o Centro-oeste com cinco, o Norte com quatro e o Sul com três.

Com exceção de Foz do Iguaçu (PR) e Porto Seguro (BA), todos os destinos turísticos contemplados têm até 500 mil habitantes, sendo que a maioria – 23 municípios – tem até 50 mil habitantes.

O plano é um conjunto de medidas para melhorar a qualidade dos serviços e da infraestrutura aeroportuária. O programa tem o objetivo de ampliar o acesso dos brasileiros aos serviços aéreos. A meta é que 96% da população esteja a menos de 100 km de distância de um aeroporto com condições de receber voos regulares.

As ações para os aeroportos integram o Programa de Investimentos em Logística, lançado em agosto para os setores ferroviários e rodoviários e, no início de dezembro, para a área portuária do País. Entre as medidas previstas está a concessão dos aeroportos de Galeão (RJ) e Confins (MG). Ela segue o modelo usado em Guarulhos (SP), Viracopos (Campinas/SP) e Brasília (DF), no qual a Infraero permaneceu como acionista das concessionárias, com 49% do capital social. 

Veja a lista de aeroportos com vocação turística que foram atendidos pelo Programa de Investimentos em Logística.

- Foz do Iguaçu (PR)
- Ilhéus (BA)
- Fernando de Noronha (PE)
- Angra dos Reis (RJ)
- Porto Seguro (BA)
- Caldas Novas (GO)
- Barreirinhas (MA)
- Lençois (BA)
- São Raimundo (PI)
- Araxá (MG)
- Barcelos (AM)
- Juazeiro do Norte (CE)
- Paranaguá (PR)
- Jijoca de Jericoacoara (CE)
- Parintins (AM)
- São João Del Rei (MG)
- Bonito (MS)
- Aracati (CE)
- Corumbá (MS)
- Santarém (PA)
- Maragogi (AL)
- Cáceres (MT)
- Diamantina (MG)
- Parnaíba (PI)
- Caxambú (MG)
- Mateiros (TO)
- Ouro Preto (MG)
- Alto Paraíso de Goiás (GO)
- Gramado (RS)
- Canindé de São Francisco (SE)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade