Professor do Campus Caruaru é coautor em três obras na área educacional
 
O professor Dilson Cavalcanti, do Núcleo de Formação de Professores/Centro Acadêmico do Agreste (CAA), em Caruaru, é coautor em três obras na área educacional. Os trabalhos publicados abordam temas vinculados à formação docente e à Matemática.

Na obra “Formando professores: Caminhos da Formação Docente” (Editora Ciência Moderna), o artigo publicado pelo professor Dilson Cavalcanti, em parceria com os professores Leandro Diniz (UFRB) e Adriana Richit (UFFS), discute a formação do professor de Matemática na UFRB, situando a contribuição da área de Educação Matemática.

Em “Educação Matemática na Bahia: Panorama Atual e Perspectiva” (Editora Universitária da UESB), Dilson Cavalcanti e a professora Teresa Etcheverria (UFS) fazem um histórico do nascimento da Educação Matemática no Recôncavo da Bahia.

No livro “Formação de Professores: Estratégias Inovadoras no Ensino de Ciências e Matemática” (Editora Universitária da UFRPE), o artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre a Matemática e seu ensino, na perspectiva de estudantes de um curso de Pedagogia. Contribuíram com o trabalho os estudantes Washington José e Thiago Felipe, do CAA/UFPE, além da professora Marly de Oliveira, do Doutorado em Ensino de Ciências da UFRPE.

O professor Dilson Cavalcanti destaca que os dois primeiros livros têm especial importância por relatarem atividades desenvolvidas enquanto docente da UFRB, que implantaram as discussões sobre a  Educação Matemática e constituíram grupo de pesquisa com relevante papel no cenário baiano da Educação Matemática. Já o último livro destaca-se por representar o primeiro trabalho como docente da UFPE e que contou com a participação de estudantes do CAA sob a orientação do professor.

Dilson Cavalcanti possui Licenciatura em Matemática pela AESA, especialização em Avaliação Educacional pela UFPE e mestrado e doutorado (em andamento) em Ensino de Ciências e Matemática pela UFRPE.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços