Cursos gratuitos de qualificação profissional impulsionam a conquista de trabalho
Florianópolis,


O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Social) está mudando para melhor a vida das pessoas que frequentam os cursos gratuitos de qualificação profissional.  Um dos exemplos é o de Angélica Tagmano, de Florianópolis.
Ela conseguiu voltar ao mercado de trabalho após as aulas do curso de recepcionista de serviços de saúde e trabalha numa clínica no Bairro Ingleses, na Capital. “Consegui o emprego que estou hoje por meio dos cursos do Pronatec Social”, diz.
Angelica não se acomodou e já está fazendo o segundo curso. Desta vez é o de Administrador de Banco de Dados, no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). “Senti necessidade porque meu trabalho exige que eu tenha informação sobre isso. O novo curso vai me ajudar muito”, afirma. Angélica é uma das alunas que fizeram a inscrição no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade.
Outro exemplo é o da cuidadora de idosos Ana Lúcia Martins Galvani, também de Florianópolis, que fez curso no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e antes mesmo de terminar as aulas já estava empregada.
Ana Lúcia também fez a inscrição no curso por meio do CRAS de Florianópolis por indicação de um conhecido. Antes estava desempregada e trabalhava como revendedora de produtos de limpeza. Ela lembra que o mercado de trabalho para cuidadores de idosos deve aumentar e considera que tenha feito escolhido uma carreira promissora.
Feliz com o resultado, Ana Lúcia faz planos para retornar à sala de aula. “Estou pensando em fazer um curso de enfermagem ou de podologia. Assim conseguiria complementar o trabalho que faço hoje ou exercer uma atividade extra”, explica.
O programa - O Pronatec Social é um programa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e em Santa Catarina é coordenado pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST). O número de alunos matriculados em 2012 chegou a 22 mil em 237 diferentes cursos e a meta é superar este número em 2013. O objetivo é qualificar mais de 30 mil trabalhadores no ano que vem.

O secretário da pasta, João José Cândido da Silva, ressalta que os resultados são bons porque foram demandas que partiram dos municípios diante das necessidades locais e regionais de mão de obra. “Os cursos não foram previamente determinados e os parceiros que temos estão sendo competentes porque têm tradição na formação técnica e é por isso que estas pessoas estarão preparadas para ingressar no mundo do trabalho”, justifica.
Os interessados em frequentar as aulas podem procurar os CRAS dos municípios que aderiram ao Pronatec Social para fazer a pré-inscrição. A inscrição definitiva deve ser feita nas instituições que oferecem os cursos como os Institutos Federais (IF-SC), Institutos Federais Catarinenses (IFC), e no Sistema S formado pelo  Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
Os cursos são gratuitos e são oferecidos transporte e lanche durante o período de duração das aulas. A carga horária varia de 160h/aula a 350h/aula e os alunos são de uma faixa etária entre 16 e 59 anos, cadastrados no Cadastro Único do governo federal.  A participação nos cursos não suspende o recebimento de qualquer outro benefício do governo federal.
Após a conclusão do curso o Sistema Nacional de Emprego (Sine) faz a mobilização para intermediar o encaminhamento do aluno ao mercado de trabalho. “Para a maioria das pessoas que participam do Pronatec Social este é o primeiro contato com a qualificação profissional. Os cursos têm excelente conteúdo porque são oferecidos por instituições de renome”, destaca o diretor de Trabalho, Emprego e Renda da SST, Edilson Godinho.
Saiba mais:
Onde fazer a inscrição?
Os interessados em frequentar as aulas podem procurar os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos municípios que aderiram ao Pronatec Social SC.

Quem pode participar?
Pessoas inscritas no Cadastro Único do Governo Federal da faixa etária entre 16 e 59 anos.

Quem vai ministrar os cursos?
Os cursos são realizados no Sistema S, formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), além dos Institutos Federais (IF-SC) e Institutos Federais Catarinenses (IFC).

Qual o período dos cursos?
As aulas têm duração de 160h/aula a 350h/aula.

E depois dos cursos?
Após a realização do curso o Sine/SST fará a mobilização para intermediar o encaminhamento ao mercado de trabalho.

Quem faz o Pronatec Social perde outros benefícios?
Os alunos que se inscreverem não perdem o recebimento de benefícios do governo federal após a realização nos cursos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade