Câmara Municipal de Balneário Camboriú aprova doação de três áreas para Udesc
Florianópolis,


 

A Câmara Municipal de Balneário Camboriú aprovou por unanimidade nesta quarta-feira, 19, a redação final do Projeto de Lei nº 081/2012, que autoriza a desafetação e a doação de três áreas de propriedade do município para a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O projeto agora segue para a sanção do prefeito Edson Renato Dias.

Os terrenos fazem divisa com a área da Udesc no bairro Nova Esperança, têm mais de 24 mil metros quadrados e são avaliados acima de R$ 10 milhões pela Comissão Municipal de Valores Imobiliários.

A prefeitura oficializou a proposta de doação após várias reuniões de integrantes da Reitoria, membros da direção-geral do Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), da Udesc Balneário Camboriú, e representantes acadêmicos com a Secretaria Municipal de Planejamento.

Segundo a diretora-geral da Udesc Balneário Camboriú, Maria Ester Menegasso, essa doação integra o planejamento estratégico realizado para implantar o centro em parceria com outros órgãos e entidades da região da Foz do Itajaí.

“Já possuímos 19 mil metros quadrados, dos quais 13 mil foram adquiridos em 2011 com recursos próprios da universidade e seis mil doados em 2010 pelo poder público municipal. Após a oficialização da doação, no início de 2013, em menos de três anos de existência, o Cesfi passará a ter mais de 43 mil metros quadrados. Esta é uma conquista muito importante, tanto para o presente quanto para o futuro da universidade no município”, comemora, acrescentando que a área poderá ser ampliada, tendo em vista a possibilidade de expansão na região.

Para o reitor da Udesc, Antonio Heronaldo de Sousa, o encaminhamento do projeto serve como estímulo para que a instituição mantenha as ações para viabilizar os projetos do centro de Balneário Camboriú e desenvolver o curso de Engenharia de Petróleo.

“Agradeço ao prefeito pelo gesto e aos vereadores do mandato que se finda pelo apoio que nos dispensaram em diversas oportunidades. Certamente foi o melhor presente de Natal que o Cesfi poderia receber”, destaca o reitor.

Projeto da nova sede
A unidade de Balneário Camboriú está recebendo apoio do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Módulo), do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Udesc Laguna, na elaboração do projeto arquitetônico e do memorial descritivo básico da futura nova sede.

Já a Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí-Açu (Amfri) está fazendo os projetos estrutural, de tecnologia de informação, elétrico, telefônico e hidráulico, além de itens complementares.

“Com isto, conseguimos expandir a rede de parceiros da universidade na região e aproveitamos melhor os recursos, na medida em que todos os projetos não gerarão despesas para a Udesc”, salienta a diretora-geral.

Todos os projetos necessários para a futura sede devem ficar prontos até o fim do primeiro semestre de 2013 para que, em seguida, ocorra a licitação da obra. A Udesc Balneário Camboriú funciona atualmente no edifício Mágila, 413, na Avenida Central, Centro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços