Mapa divulga entidades que capacitarão jovens e mulheres  
 convênios devem ser assinados ainda neste ano para a implementação já em 2013 
 
 Brasília  - Jovens e mulheres das regiões Sul e Nordeste do País serão capacitados para a atuação em cooperativas. O resultado da primeira chamada para seleção de projetos de capacitação em associativismo rural e cooperativismo para juventude dos Centros Familiares de Formação por Alternância (Ceffa) foi divulgado nesta sexta-feira, dia 30 de novembro, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Foram selecionadas duas entidades, sem fins lucrativos, que realizarão as oficinas e cursos de formação de multiplicadores cooperativista. O Governo repassará R$ 800 mil para a execução dos projetos e os convênios devem ser assinados ainda neste ano para a implementação já em 2013.
Entre as atividades previstas na capacitação estão aulas teóricas e práticas e visitas técnicas a cooperativas e associações rurais, com abordagem dos aspectos sociais, técnicos e econômicos, bem como os fundamentos legais relacionados ao setor. A ideia é aprofundar ações que venham a fortalecer a institucionalização de políticas públicas voltadas ao cooperativismo, à inclusão social e ao protagonismo juvenil nas associações rurais e cooperativas nas duas regiões. Os beneficiados são jovens a partir de 15 anos e mulheres agricultoras dos Ceffas de ambas as regiões. O prazo para execução dos projetos é de 18 meses. As entidades deverão apresentar contrapartida no valor mínimo de 5% para o projeto do Nordeste e de 10% para o do Sul.
Para o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Mapa, Caio Rocha, a ação visa aumentar a participação dos jovens e das mulheres e preparar novas lideranças para disseminar valores do sistema cooperativista, um dos segmentos que mais emprega e gera renda no País. “A ação tem como objetivo incentivar as redes de cooperativas e debater com esse público as políticas do desenvolvimento da gestão do cooperativismo”, salientou Rocha.
A seleção das entidades foi feita por meio de processo realizado pelo Mapa. O ministério publicou edital no Diário Oficial da União (DOU) com as regras e as entidades puderam cadastrar seus projetos até o dia 21 de outubro, no Sistema de Convênios do Governo Federal (Siconv).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços