Litoral de Boa Viagem é tema de dissertação defendida em Portugal


 
O maior exemplo de crescimento vertical das cidades pernambucanas, o litoral de Boa Viagem, foi plano de fundo para a dissertação de Mateus Magarotto, estudante brasileiro que ingressou na pós-graduação da Universidade Nova de Lisboa. Os estudos foram desenvolvidos sob a orientação dos professores da instituição portuguesa Carlos Silva e José Antonio Tenedório e da professora de Oceanografia da UFPE Mônica Costa. A participação representa o processo de internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Oceanografia (PPGO/ UFPE).
A defesa da dissertação, intitulada “Sistemas de informação geográfica orientados para o ordenamento do litoral – O caso de Boa Viagem (Recife, PE, Brasil)”, acontece hoje (30), às 11h (14h no horário de Portugal), na Coordenação de Educação à Distância (Cead), localizada no Centro de Convenções da UFPE. Mônica irá compor a banca participando da defesa através de videoconferência.
O trabalho de Mateus buscou entender o processo de crescimento urbano de Boa Viagem, analisando os últimos 50 anos através de imagens de satélite, coberturas fotográficas aéreas, dados censitários do IBGE e informações recolhidas em campo. “Foi desenvolvido, apenas para o bairro da Boa Viagem, um modelo em três dimensões (3D), em áreas amostrais chaves, para definir o período da verticalização do bairro, além do Índice de Compacidade Volumétrica (ICV) para confirmar as análises dos modelos em 3D”, explica.
A ocupação e crescimento vertical dos bairros acometem problemas como impermeabilização do solo, grandes volumes de escoamento urbano, aumento das temperaturas, vento canalizado, engarrafamentos, poluição do ar, abastecimento de água e coleta de esgoto. Os materiais e estudos desenvolvidos mostram-se úteis para futuras decisões que busquem utilizar boas práticas no uso da zona costeira de Boa Viagem e de outras regiões com os mesmos problemas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços