II Seminário Internacional
Cristina Buarque defende criação de Fundo para o Enfrentamento da Violência contra as Mulheres.

A criação de um Fundo Especial para as políticas públicas de enfrentamento da violência foi defendida pela secretária estadual da mulher Cristina Buarque, no encerramento do II Seminário Internacional Repúblicas e Violência : um Olhar das Mulheres, que ocorreu essa semana no

auditório da Faculdades Integradas Barros Melo - Aeso, em Olinda. O Fundo se destinaria ao custeio de despesas decorrentes da execução dos programas e das ações voltados ao bem-estar e interesse da mulher, e que garantam atendimento especializado às mulheres vítimas de violência.

Ela criticou a redução nos recursos para a área em 2013. O orçamento da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República – SPR-PR, proposto pelo governo para o próximo ano é de R$ 64 milhões. Segundo Cristina Buarque, esse valor será distribuído por órgãos de políticas para mulheres em todo o País, “não há como estruturar as coordenadorias municipais com esse montante. Necessitamos estudar mais consistentemente este tema”.

Também foi instituída uma Curadoria, constituída por mulheres representantes dos cinco continentes, do poder público e de representantes de entidades não governamentais para estruturar o III Seminário Internacional sobre a violência contra a mulher, a ser realizado no próximo ano. “Não basta ser reconhecido internacionalmente, a Secretaria da Mulher deve articular e ser reconhecida pelos agentes locais e pelas parcerias como um órgão voltado para o desenvolvimento das políticas públicas para as mulheres”, declara a gestora da SecMulher.

Durante quatro dias cerca de duzentas mulheres, de todos os estados e 10 países, lotaram o auditório da Aeso, estiveram reunidas no II Seminário Internacional, para debater temas relacionados ao posicionamento das mulheres ao longo destes 120 anos de República. O evento foi promovido pela Secretaria da Mulher, em parceria com o Centro de Mulheres do Cabo, com o apoio de movimento de mulheres.

No último dia de debate, quinta-feira, houve a participação da Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres da Presidência da República, Aparecida Gonçalves. Ela esteve presente na mesa-redonda “Legislações nas Repúblicas Contemporâneas em Defesa das Mulheres” e falou sobre os desafios para a implementação da Lei Maria da Penha e a revisão do Código Penal. A expositora deste painel foi a advogada da Cidadania, Estudo e Pesquisa, Informação e Ação – Cepia, Leila Linhares.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços