Governo de Minas inaugura primeira unidade da UAITEC no Sul de Minas

Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais oferecerá cursos de idiomas a partir de 2013
Divulgação
O secretário de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, participou da inauguração da primeira unidade do UAITEC
O secretário de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, participou da inauguração da primeira unidade do UAITEC
O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, inaugurou nesta quinta-feira (29/11), em Santa Rita do Sapucaí, a primeira unidade do UAITEC – Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais da região do sul de Minas. Caeté, na região metropolitana de Belo Horizonte e, Uberaba, no Triângulo Mineiro, são as duas outras cidades mineiras que já tiveram suas unidades inauguradas.
O UAITEC é um projeto do Governo de Minas, desenvolvido pela Secretaria de Ciência Tecnologia e Ensino Superior (SECTES), cujo objetivo é a capacitação e qualificação dos mineiros através da Educação à Distância. Neste primeiro momento, esta ofertando, de forma gratuita, cursos de idiomas (inglês, francês, espanhol e português). Ainda no próximo ano, a grade irá receber, numa parceria que está sendo firmada com as IPES – Instituições Públicas de Ensino Superior, cursos de graduação, extensão e pós-fraduação.
O objetivo da rede UAITEC é ampliar o acesso dos mineiros ao ensino público superior, democratizando, através da educação a distância, a oferta de vagas em diversas regiões do estado. Com a cooperação entre as universidades e os ambientes tecnológicos virtuais dos Centros Vocacionais Tecnológicos – CVTs, será possível a capacitação de jovens e adultos para atenderem as demandas do empresariado local, suprindo a falta de mão-de-obra qualificada.
A tecnologia aliada ao ensino de qualidade é o principal atrativo do UAITEC, segundo o secretário Narcio Rodrigues. “A utilização da tecnologia em sala de aula permite a utilização de conteúdo interativo como mapas e laboratórios virtuais que enriquecem cada vez mais o conteúdo ministrado em sala de aula. Esta é uma ferramenta didática que fará toda diferença nesta construção da sociedade de conhecimento de Minas Gerais”, afirmou o secretário.
Até 2014 o estado deve contar com cerca de 250 Polos de Educação a Distância, sendo 84 unidades do Centro de Vocação Tecnológicas (CVTs) já existentes que serão transformados em Polos. A intenção é que até janeiro de 2013, 100 destes já estejam funcionando.
Em de Santa Rita, a unidade fica localizado em prédio anexo a Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa (ETE), conhecida regionalmente pela excelência de seus cursos e pela ação filantrópica de promoção da educação técnica.
O caráter social do UAITEC foi destacado pelo reitor da Escola Técnica de Eletrônica,  padre Hélcio José de Toledo. “Há 50 anos formamos os primeiros técnicos latino-americanos de eletrônica. Este pioneirismo sempre foi pensado com o objetivo de formar pessoas que pudessem ser úteis às demais. Hoje vemos que a rede UAITEC veio somar forças nesta meta.”
O secretário de Desenvolvimento Regional e Política Urbana Bilac Pinto, que esteve presente à solenidade de inauguração, destacou a importância da iniciativa do governo de Minas. ”Quando plantamos, colhemos. O legado de Sinhá Moreira e Padre Vaz, fundadores da ETE, é o da educação. Hoje vemos no UAITEC o nascer de um novo modelo educacional mais interativo e motivador”, disse o secretário.
Para o deputado estadual Dalmo Ribeiro, a escolha do município foi importante por que Santa Rita possui características diferenciadas. “Aqui todos se unem na prática do bem, educadores, alunos, pais e políticos, permitindo a nossa cidade ser reconhecida pela prática do saber e da tecnologia”, afirmou o deputado.
Homenagem
A promoção da cultura local é outra característica dos polos UAITEC. Em Santa Rita de Sapucaí esta sendo homenageado o padre José Carlos de Lima Vaz, mais conhecido como Padre Vaz. Padre Vaz chegou a Santa Rita em 1962 e construiu o prédio que atualmente sedia o UAITEC. Foi o grande responsável pela construção e implementação da Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa (ETE FMC), que modificou o cenário econômico da região. Também foi colaborador na fundação do Instituto  Nacional de Telecomunicações (INATEL), centro universitário de grande importância na implementação das telecomunicações no Brasil. Padre Vaz também publicou livros e artigos que ajudaram na formação humana e espiritual de milhares de pessoas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços