Evento celebra o Mês da Consciência Negra na UEL

 

 

Serão realizados lançamentos de livros, uma conferência sobre a Lei 10.639/03, e também a premiação do concurso “Saberes da diversidade”
Amanhã (29), a partir das 19h, no Auditório Maior do Centro de Ciências Humanas (CCH) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), serão realizados, em comemoração ao Mês da Consciência Negra, os lançamentos da 2ª edição da revista científica Nguzu, e de três livros da coleção “Nossos saberes, nossos conhecimentos”, além da premiação do concurso “Saberes da Diversidade”.

O evento também conta com uma conferência sobre a Lei 10.639/03, que será ministrada pela doutora Maria Aparecida Bento, especialista em relações raciais, educação, mercado de trabalho e diretora do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert-SP). Os interessados em participar podem fazer a inscrição antes do evento.

O Prêmio Saberes da diversidade teve 30 inscrições que concorreram em duas categorias, a individual e escola. De acordo com a gestora municipal de Promoção de Igualdade Racial, Fátima Beraldo, a importância da instituição da premiação é buscar dar visibilidade e difundir as iniciativas que tratam da implementação da Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira em todas as escolas.

Para Fátima Beraldo, o número de participantes do concurso “Nossos saberes, nossos conhecimentos”, demonstra o comprometimento de estabelecimentos de ensino com a legislação. “Embora sejam muitas as dificuldades e os empecilhos encontrados para efetivação da legislação na educação, há muitas escolas, grupos e mesmo pessoas fortemente empenhadas em promover a igualdade racial no ambiente educacional. Essas iniciativas merecem todo o nosso reconhecimento.”

Fátima explicou os critérios técnicos da escolha dos vencedores. “Respeitamos tudo que estava estabelecido no regulamento, escolhemos projetos que promoveram o enfretamento e combate ao racismo no ambiente escolar, que colaboraram para aumentar a auto-estima da criança negra e que tinham ineditismo.”

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