Estudantes mineiros participarão de preparação especial para competições de Matemática

Minas terá nove representantes no Programa de Preparação Especial para Competições Internacionais de 2013
Em 2013, o aluno do 8º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Duque de Caxias, no município de Dores de Campos, Vinicius Trindade de Melo, participará de uma preparação especial. Medalhista de ouro da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), ele está entre os 12 estudantes brasileiros selecionados para participar do Programa de Preparação Especial para Competições Internacionais (PECI).
O PECI visa acompanhar os alunos que conquistaram medalhas de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) e prepará-los para provas de outras olimpíadas de Matemática, inclusive as internacionais. Para Vinicius Trindade de Melo, participar do programa é uma oportunidade única. “Eu gosto muito de Matemática e acho que o programa vai me trazer mais conhecimento e oportunidades. Pretendo participar de muitas competições envolvendo a disciplina e sei que o PECI vai me ajudar nisso”, conta.
Para participar do programa, o estudante participou de uma prova onde respondeu a questões abertas referentes a diferentes conteúdos da Matemática, como álgebra e geometria. Para se preparar para a prova, o estudante utilizou o conhecimento adquirido nas salas de aula e em questões antigas da prova. “Me esforcei muito, porque sempre quis participar do programa”, ressalta Vinicius. O aluno já possui duas medalhas de ouro na Obmep.
O treinamento dos estudantes acontecerá em quatro encontros presenciais que ocorrerão em Brasília. Nesse treinamento, os alunos passarão por um programa de aulas integrais, que consistem em palestras, aulas de álgebra, combinatória, geometria, entre outros. Nos encontros os alunos também poderão tirar dúvidas e participar de simulados.
Ensino a distância
O Programa de Preparação Especial para Competições Internacionais também selecionou estudantes para participar de encontros virtuais. Ao todo, foram selecionados 32 estudantes e entre eles estão oito mineiros.
A estudante do 7º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Padre Luiz Moreno, no município de Nova Resende, Cibele Louise de Almeida Cardoso, iniciará a participação no programa em 2013 nos encontros virtuais. “Estou muito feliz por ter sido selecionada. Gosto muito de Matemática e o programa irá me proporcionar muito conhecimento. Agora estou ansiosa pelo resultado da Obmep”, conta.
A iniciativa é um programa da OBMEP destinado a preparar um grupo seleto de medalhistas de ouro da Obmep para as competições internacionais. Ele foi criado em 2009.
Resultados da 8ª edição da Obmep
Em Minas Gerais, cerca de 97 mil estudantes de Minas Gerais fizeram as provas da segunda etapa da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A competição do conhecimento está em sua oitava edição e Minas busca mais uma posição de destaque, já que tem sido o estado com o maior número de medalhas nas últimas cinco edições

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços