Visita do Ministro das Relações Exteriores, Antonio de Aguiar Patriota, à Venezuela
Caracas, 1º de novembro de 2012


O Ministro das Relações Exteriores, Antonio de Aguiar Patriota, realizará visita à Venezuela em 1º de novembro de 2012, oportunidade em que manterá encontro de trabalho com o Ministro das Relações Exteriores e Vice-Presidente Executivo venezuelano, Nicolás Maduro Moros.

Os chanceleres examinarão os principais temas da agenda brasileiro-venezuelana com ênfase em comércio e cooperação bilateral, o processo de adesão venezuelana ao MERCOSUL e o relacionamento com países africanos e árabes.

Brasil e Venezuela possuem importante agenda de cooperação – em áreas como saúde, agricultura e educação, entre outras. EMBRAPA, Caixa Econômica Federal e IPEA possuem escritórios em Caracas, que prestam cooperação técnica à Venezuela em temas como habitação, inclusão bancária, produção agrícola, capacitação de pessoal e integração produtiva.

A Venezuela é um dos principais parceiros comerciais do Brasil na América do Sul. Em 2011, o intercâmbio comercial retomou o volume anterior à crise econômico-financeira mundial e registrou a cifra recorde de US$ 5,86 bilhões. Desde 2003, o comércio bilateral quintuplicou, sendo o Brasil o terceiro principal exportador para a Venezuela.

Com o ingresso da Venezuela, o Mercosul passou a contar com população de 270 milhões de habitantes (70% da população da América do Sul), PIB a preços correntes de US$ 3,3 trilhões (79,6% do PIB sul-americano) e território de 12,7 milhões de km2 (72% da área da américa do Sul), estendendo-se da Patagônia ao Caribe e afirmando-se como potência energética global.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços