Secretaria da Educação lança obra de estudantes da rede estadual na Feira do Livro
 
Acompanhados por professores, familiares e representantes das 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), 97 alunos da rede estadual estarão em Porto Alegre, na quinta-feira (1º), para o lançamento da 20ª edição do livro Crianças do Rio Grande Escrevendo Histórias. Em 2012, o título agrega o termo "Jovens", pois o volume passa a contar com produção textual de estudantes do Ensino Médio.
"Crianças e Jovens do Rio Grande Escrevendo Histórias" será lançado a partir das 14h, em ato realizado no Território das Escolas, no Cais do Porto, com sessão de autógrafos das crianças e jovens. A programação integra as atividades da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) na 58ª Feira do Livro de Porto Alegre.

A produção do livro é resultado de trabalho sistemático e contínuo voltado para a formação do hábito de leitura, incentivo à produção textual e valorização do aluno no contexto educacional, em escolas estaduais de todas as regiões do Rio Grande do Sul. As 30 CREs estão representadas nos desenhos e textos - poesia e prosa. Também há representação de todos os níveis de ensino - Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, Educação Especial, além de trabalhos de alunos de turmas mantidas em unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase).

O secretário da Educação, Jose Clovis de Azevedo, destaca que a obra traz reflexões da vida cotidiana e o resultado de brincadeiras e estudos das salas da Educação Infantil, passando pelas turmas do Ensino Fundamental e fechando com as ideias, sentimentos e percepções dos adolescentes e jovens que frequentam o Ensino Médio, sem esquecer as mensagens assinadas por alunos da Educação Especial. "As produções dos alunos indicam o cotidiano vivenciado por educadores e os pequenos, que começam a se familiarizar com instrumentos como lápis, canetinhas, borrachas, giz de cera, computadores e papel e desenham seu ponto de vista sobre diversos assuntos, como meio ambiente, solidariedade, amizade, afetividade, vida em família", enfatiza o titular da Seduc no prefácio da obra.

Feira do Livro
A Seduc mantém um estande institucional na 58ª Feira do Livro de Porto Alegre. Além da divulgação das ações da secretaria, a Equipe de Apoio à Leitura, Livro e Literatura do Departamento Pedagógico da Seduc programou diferentes atividades até 7 de novembro.
Programação:
Terça-feira, 30 - 14h - Lançamento do livro "Escola Cidadã: participação, qualidade e aprendizagem", sobre a experiência da rede municipal de educação de Novo Hamburgo, obra organizada pelo diretor pedagógico da Seduc, Silvio Rocha - Território das Escolas - Cais do Porto

Quinta-feira - 1º/11 - 14h - Lançamento do Crianças e Jovens do Rio Grande Escrevendo Histórias - Território das Escolas - Cais do Porto

Terça-feira, 6/11
9h - Apresentação de Agualina - Território das Escolas - Cais do Porto
15h30 - Apresentação da peça teatral VemKmever, de Tenente Portela - Território das Escolas - Cais do Porto

Quarta-feira ,7 de novembro - 17h - Debate do secretário Jose Clovis de Azevedo com professores da rede - Estande da Seduc.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços