Pianista alemão Andreas Henkel abre projeto Música no Piratini 
 
Com casa cheia e clima de gala, o Palácio Piratini abriu as portas, na noite de segunda-feira (29), para a música clássica do pianista alemão Andreas Henkel. O recital, executado no salão Negrinho do Pastoreio, inaugurou o projeto Música no Piratini, que pretende inserir a sede do Governo do Estado no circuito cultural da Praça da Matriz com apresentações mensais de música erudita.

Com entrada franca e realizado em parceria pelo Gabinete do Governador, a Secretaria de Estado da Cultura e o Consulado Geral da Alemanha em Porto Alegre, o evento reuniu cerca de 200 pessoas no Salão Negrinho do Pastoreio para apreciar peças de Beethoven, Chopin, Liszt, Ravel e Mendelssohn. Mais do que uma celebração à boa música, o projeto também oportuniza ao público conhecer melhor o patrimônio artístico e cultural da arquitetura palaciana.

"Este projeto concretiza uma ideia que tínhamos desde o início da gestão", disse o chefe de Gabinete do Governador Tarso Genro, Vinicius Wu. "Queremos proporcionar no palácio - um ambiente onde se discutem e se decidem questões fundamentais para o futuro do Rio Grande do Sul - um momento de encontro com a música e a fruição artística. Nas palavras de Adorno, filósofo alemão, a música é o relance de uma vida sem ansiedade", complementou.

Música erudita para todos
O secretário de Estado da Cultura, Luiz Antonio de Assis Brasil, ressaltou o caráter democrático da iniciativa. "Música erudita no Palácio soa elitista, mas este é um palácio de todos, republicano, democrático e de portas abertas", afirmou. Já o cônsul-geral da Alemanha em Porto Alegre, Hans-Josef Over, elogiou a parceria. "Este convite conjunto é a prova do nosso compromisso com o desenvolvimento cultural de todos os estados brasileiros. Por isso o Governo Federal instituiu o Ano da Alemanha no Brasil em 2013", explicou o cônsul.

Ao término do recital, o público apreciou um cardápio elaborado especialmente para a ocasião pelo setor de gastronomia do Piratini, com pratos inspirados na tradição alemã e suas influências na culinária gaúcha. Concebido com vistas à carência de espaços para a música erudita em Porto Alegre, o projeto ocorrerá no final de cada mês, sempre às terças-feiras, às 19h, com recitais de piano solo, duo e trio, quartetos de cordas, conjuntos de música erudita e solistas de canto lírico. O próximo recital acontece no dia 27 de novembro, com o Quarteto de Cordas da Ospa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade