Januária e Janaúba, no Norte de Minas, recebem incentivo para produzir alimentos saudáveis

O curso de Iniciação em Agroecologia tem o objetivo de estimular a produção de alimentos orgânicos e sem agrotóxicos
Sectes-MG/Divulgação
Curso incentiva a população de Januária e Janaúba a produzir alimentos saudáveis
Curso incentiva a população de Januária e Janaúba a produzir alimentos saudáveis
Os produtos orgânicos têm ganhado cada vez mais espaço. São frutas, hortaliças, grãos, derivados do leite e carnes produzidos com respeito ao meio ambiente e sem a utilização de substâncias que coloquem em risco a saúde do homem do campo e dos consumidores.
Com o objetivo de levar conhecimento aos agricultores familiares, produtores rurais, técnicos agrícolas, pesquisadores e interessados no tema, o Governo de Minas promove o curso de Iniciação em Agroecologia em Januária e Janaúba. O intuito é estimular o avanço das tecnologias e as trocas de experiências sobre a produção agroecológica de alimentos e de animais, incentivando a prática da agricultura sem o uso de agrotóxicos.
A estudante Mariza Xavier afirma que a iniciativa foi importante para aprimorar seus conhecimentos. “Conheci novas formas de cuidar do solo e como devemos cultivar produtos sem utilizar agrotóxicos. Como moro no campo, poderei ajudar meus pais a cultivar a plantação de uma maneira mais adequada e saudável, tanto para o plantio quanto para o nosso próprio consumo,” contou a estudante de Agronomia.
A iniciativa conta com a participação das secretarias de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), da Emater-MG e dos Polos de Inovação dos municípios de Januária e Janaúba.
Os alimentos orgânicos e a agroecologia
Os alimentos orgânicos são aqueles obtidos em sistemas de produção em que não são utilizados agrotóxicos, adubos químicos ou substâncias sintéticas. Têm como base princípios agroecológicos que contemplam o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais. Tudo isso para reduzir a contaminação e o desperdício desses elementos, contribuindo, assim, para o desenvolvimento sustentável.
A agroecologia é a integração do conhecimento científico com a sabedoria e a experiência popular, na busca da construção de sistemas de produção mais sustentáveis adequados às peculiaridades locais, em integração com os recursos naturais e respeitando os mais diversos meios de vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços