Governo do Estado prestigia posse do novo chefe da Controladoria-Regional da União em MTIGIANI SILVEIRA

Meneguini/Secom-MT
Posse do chefe da CGU regional de Mato Grosso, Sérgio Akutagawa
Posse do chefe da CGU regional de Mato Grosso, Sérgio Akutagawa
O Governo do Estado prestigiou, na tarde desta terça-feira (30.10), no auditório da Receita Federal, em Cuiabá, a cerimônia de posse do novo chefe da Controladoria-Regional da União (CGU) em Mato Grosso, Sérgio Akutagawa.  
Akutagawa destacou que a CGU continuará a trabalhar forte não somente na repressão, mas também na prevenção à corrupção e no fomento à ética dos servidores públicos e ao exercício da cidadania. Ele assinalou a importância da parceria com os órgãos e as entidades públicas, dentre eles a Auditoria Geral do Estado (AGE-MT). “Trata-se de um esforço para construção de um futuro melhor para o País”, disse.
O secretário-auditor geral do Estado, José Alves Pereira Filho, reforçou que as parcerias, materializadas por meio da Rede de Controle da Gestão Pública, são importantes para aprimorar a efetividade da função de controle de órgãos e entidades, por meio de ações direcionadas à fiscalização da gestão pública, ao diagnóstico e combate à corrupção, ao incentivo e fortalecimento do controle social, ao compartilhamento de informações e documentos, ao intercâmbio de experiências e à capacitação dos seus quadros.

O novo chefe da CGU aproveitou para agradecer a confiança a que lhe foi atribuída. “É uma grande honra ter a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento do Estado e o aperfeiçoamento da gestão pública das unidades da União aqui [em Mato Grosso] sediadas”, observou, ressaltando que o trabalho de controle interno da gestão dos recursos públicos é árduo, de longo prazo e constante.

O corregedor-geral da União, Waldir João Ferreira da Silva Júnior, afirmou que Akutagawa agregará à regional de Mato Grosso a expertise e a liderança do trabalho realizado em campo no período em que foi chefe da CGU em Roraima. “Além da experiência de gestão, ele traz a experiência da execução, realizada por meio das relações institucionais com órgãos estaduais e federais”, assinalou.

Graduado em Administração pela Universidade Estadual de Londrina, Akutagawa é servidor efetivo da CGU (analista de finanças e controle) desde julho de 2002. No órgão, já exerceu diversas funções, dentre elas a de chefe da regional em Roraima, de 2009 até assumir o comando da regional em Mato Grosso.

Akutagawa sucederá o também analista de finanças e controle da CGU em Mato Grosso, Kleverson Roberto de Souza, que respondia interinamente pela função e continuará a ser chefe-substituto da regional.

Também estiveram na cerimônia representantes do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) - 23ª região, do Tribunal de Contas da União (TCU), do Ministério da Fazenda, do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT), dentre outras instituições.

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços