Governo do Estado nomeia 1,2 mil professores em mutirão
 
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e da Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos (Sarh), realiza nesta terça e quarta-feira (30 e 31), o procedimento de mutirão de nomeação de 1,1 mil professores e 93 cotistas aprovados no concurso do magistério. A ação ocorre na Academia da Brigada Militar (Avenida Aparício Borges, 2011 - Partenon - Porto Alegre). A expectativa, de acordo com a diretora de Recursos Humanos da Seduc, Virgínia Nascimento, é de que até a primeira semana de janeiro de 2013 os 5,5 mil professores aprovados no concurso de 2012 tenham sido nomeados.

Os candidatos serão recebidos por equipes da Seduc e nos dias 30 ou 31, conforme o cronograma estabelecido e informado aos profissionais que assumem as funções na secretaria, iniciam os procedimentos de posse - entrega do processo, confirmação da documentação, escolha da escola, conferência dos dados, geração da identificação funcional com o vínculo e conclusão de etapa de nomeação. O mutirão, com ação de forma contínua, agiliza o processo de nomeação e permite a inserção do profissional na folha de pagamento do Estado do mês seguinte.

A inclusão dos professores na folha de pagamento no mesmo mês da posse ou no mês seguinte é inédita e constitui um avanço no processo de nomeação de professores concursados da rede estadual, salienta a diretora de RH da Seduc.


PagamentosPara acelerar os processos de nomeação e posse dos professores, as secretarias da Administração e dos Recursos Humanos (Sarh) e da Educação (Seduc), além do Departamento Administrativo da Brigada Militar, criaram um método para que os docentes possam estar em sala de aula o mais breve possível.
Para que os 5,5 mil professores sejam beneficiados, até janeiro de 2013, antes mesmo da posse, eles já terão passado por exames médicos, seguido da análise pela perícia médica, com laudo publicado, além de apresentar os documentos necessários. A medida permitirá a inclusão dos mesmos já na folha de pagamento do mês de novembro.

Os profissionais, chamados em Porto Alegre e também no Interior, foram divididos em grupos de 1,1 mil, e a primeira leva já foi nomeada na primeira quinzena de outubro. A cada 15 dias, novos servidores devem ser contemplados. A cada dia 110 novos servidores estão sendo chamados para iniciar as etapas de contratação e depois assumir a função.

De acordo com a secretária Stela Farias anteriormente os exames eram feitos após a posse, para posterior perícia médica e laudo de aptidão. "Antes, o professor levava de quatro a nove meses para receber o primeiro salário. Agora, isso não ocorrerá mais pois vencemos a burocracia", comemorou. Para o diretor adjunto de Perícia Médica e Saúde do Trabalhador da Sarh, Francisco Geovani, há uma inovação no Governo neste procedimento. "Com essa ação vamos agilizar o pagamento", afirmou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços