Festival do Livro e da Literatura de São Miguel Paulista semeia o hábito da leitura

Pelo terceiro ano, contação de histórias, conversa com autores, intervenções teatrais e artísticas e feira de troca de livros ganham as ruas do bairro. Promovido pela Fundação Tide Setubal, o evento aberto e gratuito ocorre nos dias 8 e 9 de novembro em 23 pontos da zona leste de São Paulo (SP). O escritor Pedro Bandeira abre a festividade.

A Fundação Tide Setubal, pelo terceiro ano consecutivo, promove o Festival do Livro e da Literatura de São Miguel Paulista, na zona leste da cidade de São Paulo. Nos dias 8 e 9 de novembro, quinta e sexta, esta grande festa de incentivo à leitura leva à população atividades como contação de histórias, conversa com autores, intervenções teatrais e artísticas, saraus, oficinas, exibição de filmes e feira de troca e venda de livros. Aberta e gratuita, a programação acontece em escolas, pontos de leitura, bibliotecas, praças e ruas. São 23 pontos do bairro com oferta variada para todas as idades.

Além das atrações culturais, os moradores ganham uma fruta saborosa: na estação das flores, livros vão florescer nas árvores de São Miguel. É que os exemplares doados durante uma campanha com arrecadação em diferentes pontos da cidade, em setembro e outubro, estarão presos a árvores e poderão ser retirados livremente pela comunidade. O objetivo é que a população experimente do fruto-livro e possa adquirir gosto pela leitura. “O Festival está inserido nas ações da Fundação que visam semear o hábito da leitura e democratizar o acesso ao livro”, enfatiza Inácio Pereira dos Santos Neto, coordenador da Fundação Tide Setubal responsável pela organização do evento.

Encontro com o autor e lançamentos
A abertura do Festival será com o escritor Pedro Bandeira, autor de mais de 70 livros, boa parte infantojuvenis, e reconhecido com prêmios, como Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro e ATPCA. Na quinta-feira (8/11), às 10h, no Auditório D da Universidade Cruzeiro do Sul, a conversa com o autor girará em torno do tema “Como conquistar o aluno que não gosta de ler?”. É dedicada, portanto, a professores e educadores.

No mesmo local da abertura, na quinta-feira, às 13h30, o público pode acompanhar um debate sobre “Literatura e mídia: a leitura do mundo na sua tela”, com as presenças de Fernando Bonassi, escritor, dramaturgo e roteirista; e Jorge da Cunha Lima, jornalista, escritor e presidente do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta, com mediação do jornalista Daniel Reis.

Outro destaque é a participação de Suzana Montoro, romancista, contista e escritora de livros para jovens e crianças, como Nem eu nem outro. Recentemente, ela recebeu o Prêmio São Paulo de Literatura, na categoria melhor livro do ano — autor estreante, com a obra Os hungareses, destinada a adultos. Suzana estará na sexta, dia 9, às 10h, no Ponto de Leitura Jd. Lapenna para um bate-papo com os presentes. No mesmo dia, às 14 horas, irá ao Ponto de Leitura Tide Setubal, no Clube da Comunidade (CDC) Tide Setubal.

Há espaço na programação também para as vozes da periferia. Os escritores Andrio Candido e Binho, além da historiadora Cidinha da Silva. Eles debatem o universo da produção literária periférica e seu papel no diálogo com a cidade. A mediação será de Eleilson Leite, coordenador do Programa de Cultura da ONG Ação Educativa. Essa conversa acontece na sexta, dia 9, às 19h, no Auditório D da Universidade Cruzeiro do Sul. Lançamentos de livros estarão na pauta, a exemplo do Via Vai – Percepções e Caminhos Percorridos, com a equipe do Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais (Vai), no dia 9, de 17h até 18h, também no auditório da universidade.

Acampamento literário de jovens
No Galpão de Cultura e Cidadania, no dia 8, das 19h às 22h30, e no dia 9, das 8h às 16h30, acontece outra inovação: o Camp Literário: MOBJovem. Dezenas de jovens que participam das iniciativas da Fundação em São Miguel e do Projeto Escritureiros de Parelheiros, zona sul, acamparão no Galpão, onde farão uma integração e uma imersão literária com várias atividades culturais.

Rua da cultura
Uma das novidades de 2012 é o fortalecimento da parceria do Festival com instituições da região como Senac Itaquera e Sesc Itaquera, Universidade Cruzeiro do Sul, Instituto Alana, Sesi AE Carvalho Secretaria Municipal de Cultura e Sistema Municipal de Bibliotecas, entre outros para uma ação conjunta em torno do acesso e do estimulo à leitura. No caso das escolas públicas, elas participarão com atividades elaboradas por professores e alunos dentro da programação. São parceiras do Festival as escolas EMEF José Honório Rodrigues, EE Reverendo Urbano, EMEF Dom Paulo Rolim, EMEF Antonio Carlos de Andrada e Silva, EMEF Armando C.Righetti, EMEF Caucásica e CEU Três Pontes.

Dentre as ações das sete unidades de ensino, estão: mediação de leitura no comércio local com declamação de poemas (em restaurantes e mercados, por exemplo); sarau na estação de trem, com distribuição de balões com poemas; entrega de goles literários aos moradores (garrafas com textos literários); realização de um poema-manifesto pela preservação do Sítio Mirim, uma relíquia histórica do século 17, situada em São Miguel. “Por meio da literatura e de outras artes, o Festival também provoca a reflexão sobre a ocupação do espaço público e a história da cidade, além de incentivar o protagonismo de estudantes e professores”, afirma Inácio.
                                       
Ao longo da festa, paralelamente às atividades promovidas pelas escolas nas ruas, grupos artísticos vão motivar transeuntes pelo bairro. O Sensus, por exemplo, ficará na hora do almoço, na sexta-feira, no calçadão Serra Dourada. Por meio de conduítes plásticos, os atores com seus polvos-capacetes, declamam poesia ao pé do ouvido dos passantes. A intervenção Polvos Poéticos é inspirada no telefone sem fio. Já o Coletivo Pi instala uma inusitada casa sem paredes, nem teto na Praça Fortunado da Silveira (Praça Morumbizinho) para apresentar e coletar as histórias do bairro e de seus moradores.

Livro em mãos
Para incentivar o contato com os livros, será promovida uma feira de troca e de venda de livros nos três dias do Festival na Praça Fortunato da Silveira. Neste mesmo espaço, acontecerá o Projeto de Mão em Mão, da Secretaria Municipal de Cultura, que distribuirá cerca de 1.500 exemplares de três coletâneas de contos de grandes escritores brasileiros: Machado de Assis, Lima Barreto e Alcântara Machado. No Jardim Romano e em União de Vila Nova, estarão os ônibus-bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços