Fecitep encerra cobertura colaborativa com a entrega de certificados
Foto destaque

A cerimônia de encerramento da atividade de cobertura colaborativa da 6ª Feira Estadual de Ciências e Tecnologia da Educação Profissional (Fecitep) ocorreu nesta segunda-feira (29), na Casa de Cultura Mario Quintana, com a presença da secretária de Comunicação e Inclusão Digital (Secom), Vera Spolidoro, e do secretário de Educação (Seduc), Jose Clovis de Azevedo. A Fecitep é promovida pela Seduc e neste ano contou com a parceria da Secom, para orientação da realização da cobertura colaborativa.

Durante os dias 16 e 18 de outubro, alunos das escolas estaduais Piratini e Protásio Alves, realizaram a cobertura colaborativa do evento para as redes sociais. O objetivo foi fazer com que os estudantes a partir de textos, fotografias e vídeos contribuíssem para a qualificação do uso da comunicação digital, além de valorizar o trabalho desenvolvido em sala de aula pelas escolas estaduais. Antes e durante o evento, os alunos receberam a orientação dos profissionais de comunicação da Secom e da Seduc.

Para a diretora da escola Piratini, Jane Wiltim, a experiência foi gratificante e agregou conhecimento aos alunos. "O futuro está na inclusão digital, e as escolas públicas do Estado têm condições e alunos capacitados para viver esta realidade". A diretora da escola Protásio Alves, Sonia Boyle, disse que a Fecitep é uma feira de pesquisa internacional, onde é possível apresentar os projetos de sala de aula para centenas de pessoas.

A titular da Secom, Vera Spolidoro, ressaltou que a 6ª edição da feira foi um sucesso. Conforme ela, 8.600 pessoas visualizaram a página criada pelo projeto no Facebook, 700 pessoas curtiram e mais de 300 mencionaram em seus perfis. "A comunicação dos jovens atualmente acontece via internet, e os números da feira relacionam-se ao sucesso da cobertura colaborativa. A inclusão digital está diretamente ligada ao processo de cidadania destes jovens". Mais de 10 mil pessoas participaram dos três dias de feira.

Para o secretário Jose Clóvis de Azevedo, o salto de qualidade da feira também se deve ao processo de reestruturação da educação fundamental e técnica dos gaúchos. "Não há conhecimento sem pesquisa, caso contrário é mera repetição. Neste trabalho especifico de comunicação, é preciso também praticar para que o conhecimento seja adquirido", diz. Conforme Azevedo, é preciso que o trabalho de cada ano seja superado, já que o maior saldo é a experiência pessoal adquirida por cada estudante.

Receberam certificado de participação e um pen drive com o conteúdo produzido, 14 estudantes. O trabalho realizado durante a feira pode ser visualizado na página do Facebook, no endereço www.facebook.com/6Fecitep. As cerimônias de abertura e encerramento da Fecitep 2012 na Casa do Gaúcho, contaram com a cobertura ao vivo pelo Twitter, a partir da parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul (Procergs), representada pelo assessor da presidência, César Telles.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços