Bovinos e bubalinos de 800 propriedades rurais serão vacinados na fronteira Brasil/Bolívia (Atualizada)

A vacinação de bovinos e bubalinos de mamando a caducando ocorre de 1º a 30 de novembro é obrigatória em todo o Estado de Mato Grosso. 

 

Ednilson Aguiar/Secom-MT
Vacinação contra febre aftosa inicia em 12 de novembro com o auxílio dos técnicos do Senasag
Vacinação contra febre aftosa inicia em 12 de novembro com o auxílio dos técnicos do Senasag
Quarenta e dois técnicos e veterinários do Indea realizam os últimos preparativos para dar início a vacinação contra febre aftosa de bovinos e bubalinos. Todos receberam os materiais sanitários e camisetas. Os servidores do Indea visitarão 800 propriedades rurais localizadas na fronteira com a Bolívia, nos municípios de Cáceres, Vila Bela da Santíssima Trindade e Porto Esperidião. O lançamento da campanha será nesta quinta-feira (1º), às 10h, na fazenda Ressaca, da Agropecuária Grendene, localizada a 10 km de Cáceres.

A meta é imunizar 441.796 bovinos e bubalinos. Os técnicos farão o trabalho de vigilância, educação sanitária e vacinação do rebanho. O responsável pelo programa de febre aftosa na região de fronteira, João Marcelo Brandini Nespoli,destaca que o bovino ou bubalino que apresentar qualquer sintoma será examinado na hora.

O Estado de Mato Grosso possui 435 km de fronteira seca com a república da Bolívia. Nessa extensão estão localizadas sete barreiras sanitárias e em uma faixa de 15 km é realizada a operação de acompanhamento da vacinação, vigilância, atualização do cadastramento e educação sanitária. De acordo com o gerente Regional do Indea, Adriano Garcia Araújo, os pecuaristas estão bem conscientes quanto à importância da vacinação e da higienização na hora de imunizar os animais.

Os 15 km da faixa de fronteira do lado Boliviano, a vacinação contra a aftosa inicia em 12 de novembro com o auxílio dos técnicos do Serviço Nacional de Sanidade Agropecuário e inocuidade Alimentar (Senasag). O Fundo Emergencial de Sanidade Animal no Estado de Mato Grosso (Fesa) doará cerca de 75 mil doses para realização desta vacinação.

Uma das novidades este ano é que serão usados tablet´s, ainda em fase de teste, para facilitar a transmissão de dados. O presidente do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea),Jurandir Taborda Ribas, destaca que o trabalho do Indea é garantir a sanidade do animal, por isso fazemos questão de acompanhar todo o processo de perto e imunizar 100% do rebanho", destaca.

17 ANOS SEM AFTOSA
De acordo com o presidente do Indea, Jurandir Ribas, o Estado de Mato Grosso possui o maior rebanho bovino do País, com mais de 29 milhões de cabeças "Já são mais de 16 anos livre da febre aftosa e esse trabalho de parceria com as instituições públicas e privadas, sindicatos tem garantido o sucesso desse trabalho", comemora o presidente.

VACINAÇÃO
A vacinação de bovinos e bubalinos de mamando a caducando ocorre de 1º a 30 de novembro é obrigatória em todo o Estado de Mato Grosso. Após a imunização, o produtor deve fazer a comunicação em um dos escritórios do Indea até o dia 10 de dezembro.

PALESTRAS
Serão realizadas 16 palestras educativas na região da fronteira de Mato Grosso com a Bolívia visando a sensibilização dos produtores rurais e alunos para a vacinação, na oportunidade serão sorteados kit´s de vacinação em cada palestra.

VEÍCULOS
Serão utilizados 21 veículos nas atividades de vigilância e vacinação contra febre aftosa na região de fronteira.

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços