Acadêmico de geografia da Universidade de Mato Grosso conquista prêmio de melhor trabalho

Gustavo Roberto dos Santos Leandro, acadêmico de Geografia da Unemat de Cáceres, conquistou o prêmio de melhor trabalho de iniciação científica em geomorfologia.
A premiação foi concedida durante o 9º Simpósio Nacional de Geomorfologia que aconteceu de 21 a 24 de outubro no Rio de Janeiro – RJ.
O simpósio que teve como temática “Geomorfologia e eventos catastróficos: passado, presente e futuro”, foi organizado e coordenado pela União da Geomorfologia Brasileira – Brazilian Geomorphological Union e sediado na Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (Instituto de Geociências).
Com apoio de órgãos como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ, entre outros, consagrou as pesquisas em Geomorfologia desenvolvidas nacional e internacionalmente.
O acadêmico da Unemat é bolsista de iniciação cientifica PIBIC/CNPq/UNEMAT no Laboratório de Pesquisa e Estudos em Geomorfologia Fluvial – LAPEGEOF locado na Cidade Universitária, coordenado pela professora dra. Célia Alves de Souza do Departamento de Geografia.
Durante o Simpósio ele apresentou seis trabalhos, com indicação ao Prêmio Jovem Geomorfólogo “Professora Maria Regina Mousinho de Meis” baseado em análise curricular e nos trabalhos submetidos e aceitos, sendo selecionados 10 Geomorfólogos que além de concorrer ao prêmio receberam apoio financeiro para participação no evento.
A Comissão do evento, coordenada pelo professor dr. Antonio José Teixeira Guerra da Universidade Federal do Rio de Janeiro, referência nacional e internacional, selecionaram dentre 350 trabalhos os 9 melhores, onde estes seriam apresentados e avaliados por uma Comissão (professora dra. Selma Simões da Universidade Federal de Goiás – UFG, professor Archimedes Perez Filho da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, professora Cristina Helena Ribeiro Rocha Augustin da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG entre outros) em sessão plena.
Os critérios para avaliação do trabalho foram: domínio teórico, a totalidade metodológica do trabalho, resultados e a apresentação. O trabalho do acadêmico Gustavo intitulado “Feição morfológica no corredor fluvial do rio Paraguai, Cáceres – Mato Grosso: aporte de sedimentos na baía Negra”, recebeu a premiação de 1º lugar no IX Simpósio Nacional. “Todos estávamos muitos nervosos e preocupados, pois sabíamos da real dimensão e importância daquela sessão, aí que me preocupei mesmo, porque percebi que não era só o Gustavo. Estava representando minha orientadora (professora Célia), o Departamento de Geografia e a Universidade do Estado de Mato Grosso. Confesso que nem tinha muita esperança porque estava concorrendo com alunos de instituições que são referência como a UNESP de Rio Claro, UFPR, UFBA, UFV. Quando começou a anunciar os 3 primeiros colocados veio na minha cabeça todas as dificuldades enfrentadas como ir todos os dias a tarde para o Laboratório, os trabalhos de campo que são cansativos, o fato de eu ter escolhido ficar em Cáceres quando minha família foi embora para Minas Gerais por transferência do meu pai, mas também o apoio e incentivo da minha família, da minha orientadora e professores do Departamento que me ajudaram inclusive financeiramente para participação em eventos nacionais, meus amigos e colegas de laboratório e curso”, relatou emocionado o bolsista.
Em terceiro lugar ficou o trabalho desenvolvido por uma aluna da UNESP – Rio Claro e em segundo, ficou o trabalho produzido por uma aluna da UFPR.

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços