Supermercados paulistas registram aumento nas vendas



O Faturamento Real dos Supermercados no Estado de São Paulo (deflacionado pelo IPS – Índice de Preços dos Supermercados da APAS) apontou que, de janeiro a agosto, houve crescimento de 3,40% no conceito de todas as lojas. Este indicador considera todas as lojas criadas no período pesquisado. Já no conceito de mesmas lojas – ou seja, lojas em operação no tempo mínimo de 12 meses – o aumento foi de 6,67%, ambos comparado a 2011. “A alta no rendimento da população diante do aumento do salário mínimo em janeiro deste ano proporciona aumento do poder de compra, que reflete de maneira positiva nas vendas na comparação anual”, informa o diretor do Departamento de Economia da APAS, Martinho Moreira.
         No comparativo mês a mês, em agosto houve aumento de 1,57% no conceito ‘Todas as lojas’ e queda de 2,39% no ‘Mesmas lojas’, comparado a julho. Em comparação a agosto de 2011, neste ano, o aumento foi de 4,49% para ‘Todas lojas’ e de 9,41% para ‘Mesmas lojas’.
O crescimento das vendas no conceito de todas lojas tem relação direta com o crescimento orgânico de uma empresa, ou seja, com a abertura de lojas, por exemplo. Já no conceito mesmas lojas o crescimento nas vendas tem relacionamento direto com o aumento na quantidade comprada pelo consumidor, o que de fato vem se verificando ao longo dos últimos anos.
O setor supermercadista vem apresentando resultados favoráveis em 2012 baseados no tripé de aumento da renda e do emprego e elevação do poder de compra. “Diante do cenário que se vislumbra para os próximos meses, a expectativa com relação ao crescimento do setor em 2012 é projetada em, aproximadamente 5,5% a 6% em relação a 2011”, complementa Martinho.


Nota Metodológica: O Índice de Vendas dos Supermercados tem como objetivo acompanhar e analisar o desempenho das vendas do setor supermercadista no estado de São Paulo através da evolução do faturamento dos Hipermercados e dos Supermercados. A pesquisa é composta por hipermercados e supermercados do estado de São Paulo, os quais possuem uma representatividade de 85% do setor supermercadista. Os indicadores são divulgados tanto em caráter de mesmas lojas (que consideram apenas lojas abertas há pelo menos um ano) e de todas lojas (que consideram todas as lojas criadas no período pesquisado). As análises dos resultados auxiliam os empresários do setor na tomada de decisão com relação a reabastecimento, investimentos, compras, estoque. E de maneira geral auxilia o mercado na análise de tendências, plano de negócios, potencialidades e inserção no mercado.

Sobre a APAS – A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade conta com 1.200 associados, que somam 2.700 lojas.

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