Sassaricando leva as marchinhas de carnaval ao público português

 


O musical ‘Sassaricando – E o Rio inventou a marchinha’ é um dos maiores fenômenos da história do musical no Brasil. Após sete temporadas lotadas no Rio de Janeiro, turnê por mais de 15 cidades do Brasil, e público até agora de 230 mil espectadores em quase 300 apresentações, o espetáculo fará sua primeira apresentação no exterior, como parte da programação do Ano do Brasil em Portugal.
Idealizado por Sérgio Cabral e Rosa Maria Araújo, com direção de Claudio Botelho e Charles Möeller e produção da Tema Eventos Culturais, o musical terá na escalação desta temporada os remanescentes do primeiro elenco Eduardo Dussek,  Pedro Paulo Malta e Juliana Diniz, além de Inez Viana, Pedro Miranda e Beatriz Faria, já veteranos das últimas temporadas.
Sassaricando tem como proposta contar parte da história do Rio de Janeiro e do Brasil através das marchinhas de carnaval, gênero musical tipicamente brasileiro. Composto por quase uma centena de canções assinadas por nomes como Noel Rosa, Lamartine Babo, Haroldo Lobo e João de Barro, o Braguinha, ‘Sassaricando’ faz uma crônica da vida e dos costumes do Rio. “Ficamos muito impressionados com a resposta do público. Não só pelos sucessivos recordes de bilheteria, mas também pela reação da platéia que se emociona durante e após o espetáculo”, entusiasma-se Rosa Maria. “As sessões acabam invariavelmente transformadas em bailes de carnaval; as pessoas de pé cantando, batendo palmas e muitas até dançando durante os números finais”, completa Sérgio Cabral.
Responsáveis também pela direção geral, pesquisa e roteiro de ‘Sassaricando’, Cabral e Rosa Maria escolheram uma ficha técnica de primeira. Convidaram Cláudio Botelho para assinar a direção cênica e Renato Vieira, a coreografia. Charles Möeller para os cenários, enquanto Marcelo Marques e Paulo César Medeiros se ocuparam, respectivamente, dos figurinos e da iluminação.

Como diretor musical do espetáculo, coube ao maestro Luis Filipe de Lima criar os arranjos e comandar a banda que acompanha, ao vivo, o elenco. Banda que reúne a nata dos instrumentistas cariocas: dos irmãos Henrique e Beto Cazes a Oscar Bolão e Dirceu Leite, todos presentes no CD duplo que a Biscoito Fino gravou com a trilha sonora da peça, também produzido por Luis Filipe, que é um sucesso de vendas por todo o Brasil. A gravadora lançou também o DVD com a íntegra do espetáculo, gravado em 2007 no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro.
O público lisboeta terá a chance para assistir ao desfile de quase cem marchinhas de carnaval, em duas horas de espetáculo, providencialmente dividido em dois atos. Os seis atores se revezam em inúmeros personagens, de acordo com as situações descritas nas canções.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços