Ministério da Saúde apresenta Pró Residência à Rede Universitária de Telemedicina
 
O Núcleo de Telessaúde da Universidade Federal de Pernambuco (Nutes-UFPE) recebeu a visita do diretor adjunto do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (Deges) da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde, Felipe Proenço de Oliveira, para apresentação de uma palestra transmitida por videoconferência para os membros da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), na última quarta-feira (19). O objetivo foi apresentar o programa Pró Residência, uma nova proposta de ampliação de vagas para a residência médica.
A apresentação reuniu 40 pontos dos núcleos Rute, com 37 localidades conectadas por videoconferência , com a participação de hospitais universitários e de ensino de todo o Brasil. Também esteve presente na sala de videoconferência do Nutes o diretor de ensino do Hospital das Clínicas da UFPE, José Rizzo. Além de apresentar a atual situação da residência médica no Brasil e a nova proposta, o intuito da reunião foi convidar a todos para aderir ao programa Pró Residência. O edital já está aberto aos Programas de Residência Médica e Multiprofissional em Saúde e o prazo para adesão é até o dia 30 de setembro.
Entre as metas propostas pelo programa Pró Residência estão a ampliação de 1 mil novas vagas de residência médica e 800 vagas de residência multiprofissional por ano até 2014, além da qualificação de 1000 preceptores. As especialidades prioritárias, para todas as regiões, serão Medicina de Família e Comunidade, Neonatologia, Medicina Intensiva, Cirurgia do Trauma, Área de Atuação em Urgência, Cancerologia nas áreas Clínica, Cirúrgica e Pediátrica, Radioterapia, Radiologia e Anestesiologia.
Durante a palestra, Felipe Proença também apresentou a portaria de incentivo aos hospitais universitários e de ensino elaborada pela SGTES e SAS que prevê, para cada novo residente, uma ajuda financeira ao hospital do qual ele faz parte, para custear insumos, infraestrutura, formação e preceptoria. A ação é uma parceria do MS com o Ministério da Educação, a Coordenação Nacional de Residência Médica e a Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino (Abrahue), em cujo site será hospedada a apresentação da nova proposta para o Pró Residência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços