Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente oferece 20 vagas





Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema) inicia em 1º de outubro as inscrições para o processo seletivo de admissão ao curso de mestrado acadêmico, referente ao ano letivo 2012/2013. O interessado deve se inscrever pessoalmente ou por procuração na secretaria do Programa até 31 de outubro. A inscrição pode ser feita também via Sedex. Graduados em qualquer área do conhecimento podem participar, desde tenham realizado a graduação em instituições reconhecidas pela Capes. Confira o edital.
São oferecidas 20 vagas distribuídas pelas linhas de pesquisa “Relações Sociedade-Natureza e Políticas Socioambientais” e “Gestão e Tecnologia Ambiental”. Será disponibilizada uma vaga adicional ao número de vagas oferecidas aos servidores ativos e permanentes que obtenham aprovação no processo seletivo, em cumprimento à Resolução nº 1/2011, do Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão (CCEPE).
PROGRAMA – O Programa Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema) faz parte de uma rede de pesquisa e de formação de recursos humanos institucionalizada em 1999, da qual fazem parte sete cursos de mestrado de universidades nordestinas. Junto com os Prodemas das Universidades Federais do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe e a Universidade Estadual de Santa Cruz na Bahia, o Programa compõe a Rede de Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente no Nordeste – a Rede Prodema, que está fundamentada na análise multi-interdisciplinar da problemática do desenvolvimento e meio ambiente e utiliza como foco prioritário o Nordeste Brasileiro.
Nesse sentido, o Prodema UFPE foi concebido a partir de um processo de trabalho multidisciplinar com vistas a potencializar os recursos, produções técnico-científicas e acadêmicas existentes na Universidade, para uma formação interdisciplinar, no nível de pós-graduação, comprometida socialmente com a realidade ambiental. O Programa está vinculado ao Departamento de Ciências Geográficas do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFPE, porém, dada a amplitude de sua área de concentração, “Gestão e Políticas Ambientais”, possui corpo docente multidisciplinar oriundo de vários departamentos da UFPE.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços