Suplicy cobra proteção a produtores de laranja


Da Redação
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) manifestou em Plenário preocupação com os problemas enfrentados pelos produtores de laranja de São Paulo. Segundo afirmou, o mercado do suco da fruta é dominado pelas esmagadoras, que atuam em cartel reprimindo o preço pago aos citricultores.
De acordo com dados citados pelo parlamentar, a produção paulista responde por 98% das exportações brasileiras de suco de laranja concentrado e 11% das exportações do agronegócio brasileiro.
– A importância do segmento pode ser observada na seguinte evidência: três em cada cinco copos de suco laranja consumidos no mundo saem de pomares paulistas – disse, ao afirmar que os produtores hoje enfrentam graves problemas, como o baixo preço pago pela caixa de laranja.
Suplicy alertou ainda para a existência de grandes estoques de suco de laranja e queda nas exportações do produto.
O senador citou medidas já adotadas em favor dos citricultores, como a rolagem de dívidas pelo governo federal e determinação de preço mínimo, além da decisão do governo se São Paulo de adquirir suco de laranja para distribuição na merenda escolar.
Ele afirmou, no entanto, que as medidas são insuficientes diante dos problemas decorrentes de abuso de poder de mercado das esmagadoras e da cartelização verificada no setor.
O senador cobrou medidas para estabelecer o equilíbrio nas relações entre produtores e indústria, conter a verticalização e promover a recuperação dos pomares nas regiões tradicionais.
Agência Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade