Sérgio Souza apóia proposta que institui nova Política Nacional de Irrigação


Da Redação
Ao discursar em Plenário nesta quinta-feira (30), o senador Sérgio Souza (PMDB-PR) voltou a defender a proposta que institui uma nova Política Nacional de Irrigação. O texto, que tramita no Senado sob a forma de Substitutivo da Câmara ao PLS 229/95, visa estimular o aumento da área irrigada e também a produtividade agrícola do país. Sérgio Souza é o atual relator da matéria, agora sob análise da Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado (CI).
No início deste mês, o texto recebeu parecer favorável da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado (CMA), onde teve como relator o próprio presidente da CMA, senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF).
Como exemplo da importância de uma nova política de irrigação, Sérgio Souza citou as recentes quebras nas safras de arroz e soja no Rio Grande do Sul e de soja no Paraná.
– Estamos em um país que tem praticamente 12% de toda a água de superfície do planeta, mas, ao mesmo tempo, vemos uma plantação morrendo de sede. Isso é inaceitável – declarou, acrescentando que uma nova política “pode garantir a estabilidade da produtividade agrícola”.
Ao reiterar a importância do agronegócio para a economia, o senador citou a estimativa de que o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro cresceu 5,73% no ano passado, totalizando R$ 942 bilhões, enquanto o PIB de toda a economia cresceu 2,7% no mesmo período.
– A grande indústria brasileira é o agronegócio – afirmou.
Agência Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços