Primeira Infância Melhor lança novo Guia da Família
Foto destaque
  • Visitador do PIM em atividade na Ilha das Flores , em Porto Alegre
O Novo Guia da Família, ferramenta de trabalho das equipes municipais, visitadores e famílias atendidas pelo Programa Primeira Infância Melhor (PIM), começa a ser distribuído a partir do dia 10 de setembro nos 254 municípios onde o programa está implantado.

Com uma tiragem de 12 mil exemplares, a publicação traz conteúdos revisados e com informações referentes ao desenvolvimento infantil enfocando principalmente as dimensões motora, linguagem, socioafetiva e cognitiva, e orientações sobre atividades por faixas etárias. Destaca também aspectos sobre nutrição e saúde. Além disso, apresenta as tabelas dos indicadores, por faixa etária, pois os mesmos possibilitam a viabilização do Marco Zero registrado quando a criança ingressa no PIM e depois para o acompanhamento dos ganhos de desenvolvimento infantil.

A revisão dos conteúdos foi elaborada por uma equipe de trabalho composta por profissionais de psicologia, pedagogia, sociologia, fonoaudiologia, pediatria, serviço social e enfermagem que compõe o Grupo Técnico Estadual do PIM. Também contribuíram para essa revisão, profissionais da Seção de Saúde da Criança e do Adolescente, Seção de Política de Alimentação e Nutrição, Estratégia de Saúde da Família e Seção de Saúde do Idoso, do Departamento de Ações em Saúde- DAS.

O Guia da Família faz parte da coleção "Guias do PIM", formada pelo Guia da Gestante, Guia da Gestante para o Visitador e Guia de Orientação para os Grupos Técnico Municipais, Monitores e Visitadores. Este materiais também estão passando por um processo de revisão e neles serão destacados os períodos gestacionais, gravidez na adolescência, saúde bucal, alterações comuns durante a gestação, amamentação, pré-natal, parto, puerpério, direitos da gestante, sexo, o papel da família durante a gestação, entre outros. Esse contexto será trabalhado levando em consideração a implantação da Rede Cegonha no Rio Grande do Sul.

O PIM como Política Estadual de Promoção e Desenvolvimento da Primeira Infância, foi instituído pela Lei Estadual 12.544/06 para ser implantado pelo Governo do Estado em parceria com os municípios e as organizações sociais. Tem como objetivo o desenvolvimento integral da criança desde a gestação até os seis anos de idade por meio da orientação das famílias e levando em conta sua cultura e experiências, sendo este um dos programas prioritários do Governo do Estado.

Dados sobre o PIM
Municípios com o PIM implantado: 254
Visitadores: 2.379
Nº de famílias: 47.580
Cobertura de atendimento PIM de crianças de zero até seis anos no RS: 8,48%

Texto e foto: Assessoria SES

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços