Política internacional do RS receberá contribuições do Cdes-RS
Foto destaque
  • Elaboração de uma agenda estratégica para a atuação do RS será discutida por um grupo de trabalho
A política internacional do Rio Grande do Sul receberá contribuições da sociedade, por meio do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Cdes-RS). O tema foi debatido nesta quinta-feira (30/08), em reunião do Comitê Gestor do Pleno do Conselhão. O encontro contou com a participação do coordenador da Assessoria de Cooperação e Relações Internacionais do Gabinete do Governador, Tarson Nuñez.

 A elaboração de uma agenda estratégica para a atuação do Estado no plano internacional será discutida por um Grupo de Trabalho (GT), que organizará a realização de um debate aberto ao público, no formato Diálogos Cdes. Além de conselheiros, serão convidados a participar das discussões representantes de entidades empresariais, instituições de ensino, organizações de trabalhadores, entre outros. Data e local da atividade estão sendo estudados.

"Precisamos ampliar a participação da sociedade civil no planejamento de nossa estratégia de relações internacionais", afirmou Tarson. Fortalecimento de laços políticos e econômicos, intercâmbio cultural, diversificação de parceiros comerciais, oportunidades e ameaças na esfera internacional para o desenvolvimento do Estado são temas aos quais o CdesS-RS poderá contribuir com sua pluralidade.

O conselheiro Ercy Thorma destacou a importância de debater maior integração nas áreas de cultura, educação e comunicação entre os países do Mercosul.

No encontro, também foi abordada a temática do enfrentamento à dependência química no RS. O papel da sociedade civil, Poder Público, comunidades terapêuticas e instituições especializadas, no que diz respeito à prevenção, repressão, tratamento e reinserção social de adictos, deverá consistir em mais um tema a ser tratado no âmbito do Conselhão.

Texto e foto: Stela Pastore

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços