Oficina discute papel e desafios do nutricionista na saúde básica


Nutricionistas e demais profissionais de saúde participam  da oficina “Inserção de Profissionais da Atenção  Primária em Saúde nos Núcleos  de Apoio à Saúde da Família (Nasf)”, nesta sexta-feira , 31. A atividade, que marca o dia do nutricionista, tem por objetivo apresentar e debater a concepção  e os desafios da implantação dos Nasfs  –  estratégia preconizada pelo Ministério da Saúde (MS) com o intuito  de reforçar a  implementação  das diretrizes que norteiam a atenção à saúde junto as Equipes Saúde da Família (ESFs).
 
A coordenadora-geral da rede de Atenção Primária (CGRAPS), Christiane Freitas, destacou a importância da oficina como uma oportunidade de construir estratégias de inserção dos nutricionistas e sua interação com demais profissionais de saúde na construção dos Nasfs. “O resultado deste encontro e as experiências daí decorrentes poderão ser apresentadas em dezembro deste ano em uma feira que estamos organizando para que todas as Gerência Distritais de Saúde possam expor as ações realizadas em 2012”, afirma.
 
A oficina, ministrada pela consultora técnica da Coordenação da Área Técnica de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Kimielle Cristina Silva, enfocou o  processo de trabalho do nutricionista e sua atuação com os demais profissionais de saúde nos Nasfs. A consultora enfatizou o papel do  nutricionista para a construção de estratégias que fortaleçam a prevenção de doenças e a promoção em saúde em nível de atenção básica. Citou especialmente o acompanhamento e tratamento de pacientes obesos, diabéticos, hipertensos e com outros agravos crônicos. Salientou ainda a importância de ações na atenção primária, visando à melhoria da qualidade de vida e de saúde de usuários acamados e com limitações alimentares. 
 
“Os Nasfs não são núcleos voltados diretamente ao atendimento à população, mas  estruturas compostas por equipes interdisciplinares concebidas para atuar como apoio junto as equipes de Saúde da Família”, afirmou. Segundo ela, a proposta dos Nasf é que em conjunto com  as ESFs sejam criados espaços de discussões com o objetivo de qualificar e atender as necessidades de saúde dos usuários.  A estratégia é, por meio  do estudo  e discussão de casos e da intervenção interdisciplinar, propiciar a  troca de saberes, capacitação e responsabilidades mútuas, gerando experiência para  os profissionais envolvidos e fortalecendo os pilares e diretrizes da atenção em saúde.
 
Durante a atividade, a nutricionista Sara Brunetto estará  apresentando o relato da experiência de implantação e implementação do NASF em Sapucaia do Sul. Também participaram do encontro Carmen Lucia Stein, coordenadora da Área Técnica de Nutrição da Secretaria Municipal da Saúde, e Maria Alice Lantmann, da Política de Alimentação e Nutrição da Secretaria  Estadual da Saúde.


/nutricao /saude Texto de: Ana Fumegalli
Edição de: Manuel Petrik

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços