Luiz Henrique cobra decisão para que ZPEs comecem a operar no país


Da Redação
O senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC) criticou em Plenário, nesta quinta-feira (30), o atraso na implantação das Zonas de Processamento de Exportações no país. Já se passaram 25 anos desde a criação da política que trata da implantação das ZPEs, mas até hoje nenhuma delas saiu do papel, como observou o senador.
- Esse é um assunto que merece constar da agenda nacional de soluções prioritárias. O setor industrial brasileiro passa por período de grandes dificuldades na competição com a indústria estrangeira – disse o senador, para quem as ZPEs podem contribuir com a mudança do quadro.
Luiz Henrique registrou que muitas das ZPEs autorizadas já contam com instalações, situação verificada em Imbituba, localidade portuária de seu estado. Conforme assinalou, Santa Catarina fez grande investimento no local e já existe um fila de empresas interessadas em se instalar, mas os projetos não podem avançar por falta de regulamentação.
- As ZPEs foram a estratégia adotada para a rápida e bem sucedida  transição da economia planejada para a economia de mercado – observou.
De acordo com Luiz Henrique, as plataformas de produção que isentam de tributos tanto importações quanto exportações estão se multiplicando e operando com êxito em todo o mundo. No caso da América Latina, informou o senador, um país pequeno como a Costa Rica dispõe de 139 ZPEs, o México conta com 109 e, na Nicarágua, já são 34.
Luiz Henrique disse que a estratégia de desenvolvimento por ZPEs foi também amplamente adotada por países que integravam a zona de influência da antiga União Soviética. Na Hungria, são 160 plataformas, na República Tcheca outras 92 e na Polônia mais 48. A mesma estratégia também estaria sendo seguida pelo Vietnam e, mais recentemente, a Coreia do Norte, um dos países com sistema político e econômico mais fechado.
- Deixo aqui este alerta para que o Brasil finalmente instaure este processo pelo qual países pobres estão aumentando sua renda e seu desenvolvimento.
Agência Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços