Governo do Estado recebe empresas interessadas em investir em energia eólica no RS
Foto destaque

Representantes do Governo do Estado, que participam da Conferência Brazil Windpower, que acontece até esta sexta-feira (31), no Centro de Exposições Sulamérica, no Rio de Janeiro, já realizaram diversos encontros com empresas interessadas em investir no mercado de energia eólica no Rio Grande do Sul. Integrantes da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI), Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) e empresas do Grupo CEEE recebem, em um estande conjunto, que inclui a Eletrosul e o Sindicato das Empresas de Energia Elétrica do RS, fabricantes de aerogeradores e componentes, pás eólicas, torres e prestadores de serviços, além de agentes financeiros.

A Conferência reúne, entre congressistas e expositores, cerca de três mil pessoas. Nas palestras temas como financiamento, mercados internacionais, avanços na tecnologia de avaliação de recursos, operação, mercado e regulação, tendências sócio-políticas, novas tecnologias, logística e fornecimento, viabilização de projetos, comercialização e mercado livre para eólica.

A opinião dos especialistas do setor é que, atualmente, a energia eólica é a principal fonte alternativa e renovável em evidência, tanto em âmbito nacional como mundial. Nas observações das autoridades do setor energético brasileiro e órgãos de pesquisa,  o Brasil tem grande potencial eólico,  mas ainda pouca potência instalada neste segmento, o que confere ao país e a algumas regiões e Estados, entre eles o Rio Grande do Sul, grandes oportunidades de negócios.

Cenário no RS O Estado já conta com 364 MW instalados em 11 parques eólicos e representa 11% de todo o potencial eólico brasileiro. Segundo o  diretor de Infraestrutura e Energia da AGDI, Marco Franceschi, a disposição da infraestrutura do Estado viabiliza a utilização de todo este potencial, facilitando a logística para instalação de novos parques eólicos. No Sul do Brasil, as empresas CEEE e Eletrosul estão com importantes investimentos neste setor.

No caso da Eletrosul, os complexos eólicos Cerro Chato, em Santana do Livramento, (já em operação), e outros três em instalação (Livramento, Santa Vitoria do Palmar e Chuí) formarão um total de 285 aerogeradores e uma potência de 570 MW. Já a CEEE realiza investimentos tanto na geração de energia limpa no Rio Grande do Sul, como nos projetos de transmissão, visando a conexão desses parques eólicos ao sistema interligado.

O diretor de geração do Grupo CEEE, Carlos Ronaldo Vieira Fernandes, lembra que, no final de agosto, foi assinado o ingresso do grupo CEEE no capital social da Enerfin, empresa do grupo espanhol Elecnor, incluindo a participação da CEEE em 10% do capital da holding. A Enerfin já opera e está ampliando complexos eólicos em Palmares do Sul (com capacidade instalada próxima de 200 MW) e em Osório (com 302,9 MW). A parceria inclui as unidades já em operação e as ampliações previstas nesses dois parques.

Investimentos
Além disso, Fernandes cita, também, a recente assinatura do contrato de concessão do leilão de transmissão 05/2012, vencido pelo Consórcio formado com as empresas Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (CEEE-GT) e Centrais Elétricas do Sul do Brasil (Eletrosul). A união das duas estatais teve um caráter estratégico, com a formação da Transmissora Sul Litorânea de Energia (TSLE), uma sociedade de propósito específico, cuja composição societária é de 51% da Eletrosul e 49% da CEEE-GT. 

As empresas serão responsáveis pela construção de um rol de obras arrematadas no Lote A do leilão realizado em junho: três subestações de 525/230 kV, 491 quilômetros de linhas de transmissão, seccionamentos e modificações nas subestações Camaquã 3 e Povo Novo, todas na região Sul do Estado. 

O investimento de R$ 700 milhões vai permitir a instalação de usinas eólicas e de novos complexos industriais na região, além de melhorar a confiabilidade, a segurança e a qualidade do sistema elétrico nacional, especialmente no período do verão. As obras vão gerar, ainda, mais de 3,5 mil empregos diretos e a previsão é de que estejam concluídas no início de 2014. 

Perspectivas
O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, estimou, durante a abertura do Windpower,  que o parque eólico do país chegará a 8 gigawats (GW) de capacidade instalada de geração de energia até 2015. Segundo ele, o Brasil, que hoje ocupa a vigésima posição no mundo entre os países que produzem energia a partir dos ventos, com uma capacidade instalada de 2 GW, no próximo ano, já estará entre os dez países, e continuará crescendo.

"As perspectivas do setor de energia eólica no país são muito boas. Ela tem tido um crescimento muito expressivo no Brasil. E a boa notícia é que o consumidor não tem que pagar nada a mais por isso, uma vez que o preço da energia eólica hoje, no país, caiu a um terço do que era a três ou quatro anos atrás e já é bastante competitivo em relação às outras fontes", destacou Tolmasquim.

O executivo ressaltou também o crescimento da indústria de aerogeradores no país. "Hoje nós já temos 11 empresas instaladas no Brasil, algumas das quais já atendendo aos critérios estabelecidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), ou seja, produzindo com mais de 60% de conteúdo nacional em seus equipamentos, o que é positivo porque gera emprego, o reflete na economia do país".

Texto e foto: Mara Medeiros

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade