Alvaro Dias: maioria dos repasses à Delta veio de partidos governistas


Da Redação
Com base em informações da assessoria técnica da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Cachoeira, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) destacou que a empresa Delta teve um faturamento de aproximadamente R$9 bilhões entre 2002 e 2012 e que cerca de 87% desse valor teve origem em repasses de órgãos públicos administrados por partidos que apoiam o governo federal.
De acordo com o senador, 10,9% dos repasses estariam relacionados a partidos da oposição,  dos quais 6,79% seriam órgãos administrados pelo PSDB.
– E o PSDB é o maior partido da oposição, estando à frente de oito governos estaduais, como São Paulo, Minas Gerais e Paraná – lembrou Alvaro Dias ao discursar em Plenário nesta quinta-feira (30).
Um dos principais alvos das investigações da CPI do Cachoeira, a empresa Delta possui contratos com o governo federal - era a responsável por boa parte das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) - e também com diversos governos estaduais.
Alvaro Dias assinalou que há um “vínculo muito forte” entre essa empresa e vários governantes do país. E ressaltou que “há um estado privilegiado nessa questão, responsável por elevado percentual de repasses à Delta: o Rio de Janeiro”.
A importância das CPIs
Ao lembrar do recente anúncio de que o ex-senador Luiz Estevão (DF) irá devolver R$ 468 milhões aos cofres públicos, devido à acusação de desvio de verbas nas obras do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo, Alvaro Dias frisou que essas providências decorrem das investigações de uma CPI instalada anos atrás no Senado.
– É preciso destacar a importância desse instituto do Poder Legislativo – reiterou ele.
Outro exemplo fundamental, acrescentou o senador, é o julgamento sobre o escândalo do mensalão, que vem sendo conduzido pelo Supremo Tribunal Federal. Ele sublinhou que as provas utilizadas nesse julgamento são decorrência das atividades da CPI dos Correios.
Agência Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços