Senado confirma divulgação de salários sem o nome dos servidores


Paulo Sérgio Vasco
O Senado deverá divulgar a qualquer momento a relação dos salários pagos pela instituição, embora sem mencionar o nome dos servidores, conforme decisão liminar da Justiça em favor do Sindilegis, que representa os trabalhadores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União 
A decisão liminar veda a divulgação dos nomes dos servidores, mantendo-se as informações de interesse público. Como forma de adequar a decisão da Justiça à determinação do Senado de publicar os dados, a divulgação deve contemplar todos os elementos discriminativos constantes do artigo 3º do Ato 10/2012, editado pelo 1º secretário da Casa, excluído somente o nome do servidor.
Entre os elementos discriminativos previstos no Ato 10/2012 constam a categoria, padrão, cargo ou função comissionado e ano de admissão; estrutura remuneratória básica, vantagens pessoais, reversão do teto constitucional, descontos obrigatórios, vantagens eventuais, vantagens indenizatórias e compensatórias e abono de permanência.
Em oficio divulgado nesta terça-feira (31), a Diretoria Geral do Senado confirma que a divulgação deve ocorrer por planilha, agregado por tipo de vínculo, categoria e cargo, sem obedecer nenhum outro critério de classificação que possa levar à identificação dos ocupantes dos cargos.
O documento esclarece que deve ser mantida a identificação do interessado em ter acesso aos dados a serem divulgados pelo Senado, conforme estabelece o Ato 10/2012.
Decisão
Ao conceder a liminar na noite desta segunda-feira (30), o juiz federal Flávio Marcelo Sérvio Borges alegou que o conhecimento de quanto o Senado paga aos seus servidores é de interesse público, mas a exposição dos nomes dos servidores os constrange a ter “inclusive na rede mundial de computadores, seus nomes ligados a uma cifra”.
Borges entendeu haver um excesso na decisão de divulgar os salários que contraria, inclusive, o princípio constitucional da proporcionalidade segundo o qual prefere-se adotar formas as menos invasivas possíveis para fazer cumprir uma lei. No caso em questão, o Senado e a Câmara estariam divulgando os salários para cumprir a Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011).
“É de recursos públicos que se trata, sem porém invadir desnecessariamente a esfera privada de quem os titulariza”, sentenciou o juiz. “A informação não pode traduzir devassa irrefletida, e tampouco comprometimento desequilibrado dos valores que essa mesma norma pretende proteger”, completou.
Agência Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade