Prazo para informar dados do Censo Escolar 2012 é prorrogado para até dia 5 de agosto
Florianópolis,


Prazo para informar dados do Censo Escolar 2012 é prorrogado para até dia 5 de agosto
O sistema Educacenso ficará disponível até o próximo domingo, dia 5, para que as escolas informem os dados relacionados ao Censo Escolar 2012. Esta terça-feira (31) seria o prazo final. “Mas, atendendo solicitação de alguns estados, o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) resolveu prorrogar o prazo”, explicou a coordenadora do Censo da Secretaria de Estado da Educação (SED) de Santa Catarina, Maria José Linhares Teixeira.
No Portal do Inep, o Tutorial Educacenso orienta o preenchimento das informações da maior pesquisa educacional do Brasil. Cerca de 50 milhões de alunos, dois milhões de professores e 193 mil escolas participam deste retrato da educação básica. O objetivo é mostrar a situação brasileira no setor educacional e guiar a aplicação de recursos e políticas públicas nos Estados e municípios. Só da rede pública estadual, participam da pesquisa para o Censo Escolar mais de mil escolas, 603 mil alunos e 41.168 mil professores.
A pesquisa do Educacenso é on-line e para preencher os dados, o responsável de cada escola (que deve possuir a senha de acesso ao sistema) precisa ter em mãos todos os documentos acadêmicos e administrativos. Ao acessar o endereço http://www.educacenso.inep.gov.br é possível ver o vídeo que funciona como um passo a passo para completar as informações.
Antes de responder, o responsável pelo preenchimento pode consultar a Secretaria da Educação e o Inep para dúvidas específicas, mas dispõe também de um caderno de instruções no site do Inep. A navegação é autoexplicativa e as telas do Educacenso estão divididas em quatro cadastros: escola, turma, aluno e docente.
O que é o Censo - O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos pelo Inep com a colaboração das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas.
Essas informações são utilizadas para traçar um panorama da educação básica e servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação, incluindo os de transferência de recursos públicos como merenda e transporte escolar, distribuição de livros e uniformes, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, Dinheiro Direto na Escola e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Além disso, os resultados obtidos no Censo Escolar sobre o rendimento (aprovação e reprovação) e movimento (abandono) escolar dos alunos do ensino Fundamental e Médio, juntamente com outras avaliações do Inep (Saeb e Prova Brasil), são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB.
Atualmente, o banco de dados do Sistema Educacenso possui informações de alunos e docentes vinculados das escolas de todo o Estado de Santa Catarina, tanto na rede pública quanto da privada.
Para a realização da coleta de dados, a Secretaria da Educação promoveu no dia 6 de junho deste ano uma capacitação com profissionais das 36 Gerências Regionais de Educação, envolvidos no processo. “A capacitação é de fundamental importância para se conhecer e executar todas as atividades pertinentes à coleta de dados como a verificação, divulgação e controle de qualidade das informações para orientar, equipar, capacitar e supervisionar todo o processo censitário no Estado”, destacou o assessor de Análise e Estatística da SED, Edson Dirksen.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços