Espetáculo infantil explica a história, os povos e a língua do Brasil


A cantora e compositora Anna Ly leva para os palcos espetáculo inspirado no livro "Desenrolando a língua", de sua autoria, lançado pela Autêntica Editora em 2011. Apresentação acontece no sábado, 11 de agosto, às 16h, no Espaço Cultural do grupo Ungambikkula, em Campinas
Inspirado no livro homônimo publicado no ano passado pela Autêntica Editora, no espetáculo Desenrolando a língua, Anna Ly interpreta, canta e brinca com as crianças para explicar um pouco sobre a formação do povo brasileiro: a chegada dos navegadores portugueses, seu encontro com os povos indígenas e a posterior fusão dessas duas culturas com a africana, que constituem alguns fundamentos da identidade brasileira atual.
Anna Ly_1Nessa contação de histórias musical as crianças participam, brincam, sobem no palco e interagem com a cantora-atriz.
De uma forma divertida as crianças aprendem sobre nossa cultura, nossa língua e desfrutam de um dos maiores patrimônios do Brasil: a música, neste caso composta especialmente para o público infantil. Também aprendem sobre diversidade cultural, tudo de modo muito lúdico.
O espetáculo foi desenvolvido a pedido da Fundação Cultural Hispano-Brasileira, uma instituição sem fins lucrativos fundada em 2001 por iniciativa da Embaixada do Brasil na Espanha e pela Universidade de Salamanca. Com sede em Madri, seu objetivo é fomentar e desenvolver o conhecimento da realidade brasileira na Espanha. A entidade tem como presidente de honra Juan Carlos I, rei da Espanha, e a presidente da República, Dilma Rousseff.
Anna Ly_4O espetáculo estreou em espanhol e português em maio de 2010 e já fascinou mais de mil crianças europeias. Agora, vai encantar as crianças do Brasil.
Sobre Anna Ly - Anna Ly (Brasil, 1963), cantora e compositora, é especialista em dar aulas de música para crianças. A partir de seu contato com o universo infantil, se dedicou durante 5 anos a estudar as origens da língua portuguesa falada no Brasil, o que resultou no livro-CD Desenrolando a língua (Autêntica, 2011, 2ª edição). Lançado no Brasil em 2007, este trabalho conta a história de Lu, uma menina muito curiosa que faz uma viagem de descobrimento sobre a língua de seu país. O livro está acompanhado de 13 músicas cantadas em português, espanhol, italiano, francês, latim, grego e inglês, algumas das quais foram incluídas em no espetáculo. O livro foi adotado por diversas escolas do país como ponto de partida para trabalhos interdisciplinares.
Atualmente, Anna Ly vive em Barcelona e desenvolve dois livros-CD que serão publicados na Espanha (editora Octaedro, no prelo), conciliando sua agenda de shows de Bossa Nova com os ensaios de uma big band de jazz e as apresentações do espetáculo Desenrolando a língua
Saiba mais
Trailer do espetáculo (em espanhol):
http://www.youtube.com/watch?v=vnWbyrKTo4Q
Blog sobre o trabalho:
http://annalyparaninos.blogspot.com.es/
Ouça a música “Língua de índio”, incluída na apresentação (com ilustrações do livro Desenrolando a língua):
http://www.youtube.com/watch?v=25XtNzknqCg
Ficha do livro:
http://www.autenticaeditora.com.br/autentica/desenrolando_a_lingua_-_origens_e_historias_da_lingua_portuguesa_falada_no_brasil/681
Apresentação do espetáculo Desenrolando a língua
Público: a partir de 3 anos
Data: 11/08/2012 - sábado às 16h
Local: Espaço Cultural do grupo Ungambikkula
Av. Santa Isabel, 1834, Barão Geraldo - Campinas (SP)
Ingressos: R$ 20,00
Mais informações sobre os livros da Autêntica Editora estão disponíveis no portal do Grupo Editorial Autêntica:www.autenticaeditora.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços