Sociólogo resgata a trajetória da juventude católica no Brasil


Surgido em meados dos anos 1960, o movimento social denominado Cristianismo da Libertação ultrapassa os limites da Igreja como instituição e reúne milhões de cristãos que partilham a opção prioritária pelos pobres. Em outras palavras, consideram que o pobre não é objeto de caridade cristã e sim sujeito histórico de sua própria libertação. Munido de grande bagagem teórica e vasta documentação, o sociólogo Flávio Munhoz Sofiati convida o leitor a conhecer, em 'Juventude católica: o novo discurso da Teologia da Libertação', lançamento da EdUFSCar, a formação e o desenvolvimento da Pastoral da Juventude, uma das comissões pastorais comprometidas com o Cristianismo da Libertação, num mergulho em sua pedagogia e opções políticas.
Com um tema pouco estudado pelas Ciências Sociais no Brasil, o livro aborda de forma contundente a evolução da Igreja no Brasil e desvenda o surgimento da teologia da libertação. Sofiati estabelece uma linha do tempo em que narra a trajetória da Pastoral da Juventude, desde sua origem até a última Assembleia Nacional, com o objetivo de investigar através do contexto histórico as transformações ocorridas ao longo de 40 anos na instituição.
O livro é dividido em três partes: Gênese do Cristianismo da Libertação, em que são analisadas as mudanças ocorridas na Igreja Católica entre as décadas de 1950 e 1970; O método da formação da PJB, decorrentes da década de 1980 e As mudanças na Teologia da Libertação, que permitem ao leitor entender os fatores que levaram a PJB a reavaliar seus métodos de trabalho com a juventude.
Segundo Michael Löwy, que assina o prefácio, a história deste movimento, “seus conflitos internos e seus problemas de orientação pedagógica, religiosa e política são o tema deste apaixonante livro”.
Sobre o autor - Flavio Munhoz Sofiati é professor adjunto de Sociologia da Universidade Federal de Goiás – UFG (Faculdade de Ciências Sociais, Curso de Especialização em Políticas Públicas e Programa de Pós-Graduação em Sociologia). Formado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp (2001), com mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar (2004) e doutorado na École de Hautes Études em Sciences Sociales – EHESS (França) em 2007/2008. Atualmente se dedica aos temas: Juventude e Religião, Catolicismo Contemporâneo, Movimento Carismático e Teologia da Libertação. É autor do livro Religião e juventude: os novos carismáticos.
Título: Juventude católica: o novo discurso da Teologia da LibertaçãoAutor: Flávio Munhoz Sofiati
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 175
Preço: R$ 25,00
ISBN: 978-85-7600-264-2
Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade