Saúde alerta para prevenção à Gripe A


Nenhum caso da doença foi confirmado até o momento; hospitais, pronto-atendimentos e UBS disponibilizam medicamento gratuito em casos de suspeitas
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Epidemiologia e Informações em Saúde, divulgou na manhã de hoje (27) as ações que estão sendo realizadas para prevenir a gripe A (H1N1) no município. Desde 2011 até o momento, nenhum caso da gripe foi confirmado em Londrina.

De acordo com a diretora de Epidemiologia e Informações em Saúde, Sandra Regina Caldeira, mesmo não tendo nenhum caso confirmado da doença, a população precisa se prevenir e para isso está sendo realizada a divulgação de medidas preventivas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), hospitais e pronto-atendimentos da cidade.

“É necessário lavar as mãos com frequência, evitar ambientes fechados e com pouca ventilação, evitar aglomerações e ter cuidado ao expirar e tossir protegendo o rosto com lenço descartável, porque ninguém está imune a gripe A”, disse a diretora de Epidemiologia.

Todas as UBS, hospitais e pronto-atendimentos contam com o Oseltamivir, que é o medicamento necessário para o tratamento. Em casos de suspeitas do H1N1, o médico solicita o remédio que é distribuído gratuitamente no próprio atendimento. Os indivíduos com suspeitas da doença devem procurar um médico, seja particular ou da rede pública de saúde.

No ano passado, nenhum caso da gripe A foi confirmado em Londrina. Já em 2010, foram confirmados 87 casos, mas não houve nenhuma morte. Porém, em 2009, a cidade teve 8.254 casos confirmados da doença e registrou quatro mortes por causa do H1N1.

De acordo com dados da Secretaria de Saúde do Paraná (SESA), até o momento, 180 casos da Influenza H1N1 já foram registrados no estado e 13 pessoas morreram devido às complicações com a doença. As mortes foram registradas em São José dos Pinhais (3), Curitiba (2), Ponta Grossa (1), São Mateus do Sul (1), Astorga (1), Apucarana (1), Cornélio Procópio (1), Tibagi (1), Capitão Leônidas Marques (1) e Siqueira Campos (1).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços