Quanto mais rica a família, maior a pegada ecológica

Por Redação TN / EcoD

Se todos os habitantes da Terra tivessem o mesmo estilo de vida do paulistano, seriam necessários dois planetas e meio para sustentar esse padrão de consumo. A avaliação faz parte de um estudo desenvolvido pela WWF e pela Ecossistema Consultoria Ambiental. O levantamento constatou que quanto mais rica é a família, maior é a sua pegada ecológica. A pegada ecológica mede o impacto do estilo de vida sobre os recursos naturais e aponta a área que seria necessária para manter o estilo de vida. Para garantir o padrão, o paulistano precisaria de 4,38 hectares, já o paulista, 3,52 hectares. O planeta tem a oferecer 1,8 hectare por pessoa.
Foram levados em consideração as emissões de CO2, o hábito de comer carne, a moradia, o lazer e o consumo. “Conhecer a pegada não resolve todos os problemas ambientais, mas é um indicador importante do monitoramento dos recursos naturais. Depois do cálculo tem de haver mobilizações para que o consumo seja mais racional e após iniciar a fase de compensação”, ponderou Michael Becker, o coordenador do estudo, ao Estadão.
Caso o mundo não resolva o problema até 2030, seriam necessários dois planetas Terra para sustentar a atividade humana. A biodiversidade também se encontra em uma tendência descendente, a pegada ecológica do planeta Terra, ilustrada como a demanda por recursos naturais, tornou-se insustentável.
Famílias
Para as famílias do estado de São Paulo que ganham até dois salários mínimos é necessário uma área de 1,8 hectare por pessoa. O índice é o mesmo constatado em Gana – um dos países mais vulneráveis do mundo em nível social. Já entre as que têm rendimento de mais de 25 salários mínimos, a área chega a 11,5 hectares por pessoa (nível próximo ao do líder do ranking – os Emirados Árabes, com 10,68).
Segundo o diretor executivo da consultoria, Fabrício de Campos, os brasileiros têm que atentar para o tipo de alimento que consomem. A carne vermelha tem um grande impacto na pegada ecológica, devido a área utilizada para a criação dos animais. A criação de gado representa 0,95 hectare dessa pegada (a média mundial é de 0,21). No levantamento, a agricultura foi responsável por 0,8 hectare, quando a média dos outros países é de 0,59.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços