Armando Monteiro: Rio+20 decepcionou os que esperavam resultados mais palpáveis


 
Da Redação
Em discurso nesta quarta-feira (27), o senador Armando Monteiro (PTB - PE) disse que a Rio+20 decepcionou os que esperavam soluções mais palpáveis. O senador afirmou que, na visão dos críticos o encontro apenas repetiu promessas e adiou ações. Entre as decisões adiadas, está a que trata do mecanismo de financiamento ao desenvolvimento sustentável e o acesso a tecnologias mais limpas e o acordo global sobre a proteção da biodiversidade em alto-mar.
- Considerado tímido, o documento O futuro que queremos deixou para 2015 a definição das metas sociais e ambientais: os chamados Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS, que deveriam substituir as atuais Metas do Milênio – explicou.
Armando disse que a conferência ocorreu em momento complexo e difícil tanto para as economias desenvolvidas como as emergentes e relatou que a presidente da República Dilma Rousseff prefere ver o encontro como um ponto de partida e não de chegada.
- Mas não é pouco o processo instaurado – e a ser solidificado – que a Rio+20 deixou como legado. A Assembleia Geral da ONU deverá criar, ainda em 2012, grupo de trabalho que dará prosseguimento aos compromissos firmados – afirmou.
O senador disse que a falta de resultados não exime o Brasil de já trabalhar para ter uma estratégia de captura das oportunidades da economia verde. De acordo com ele, o país precisa avançar na agenda global rumo ao desenvolvimento sustentável. Além disso, Armando Monteiro lembrou que a erradicação da pobreza é tema de destaque na agenda ambiental e ressaltou que políticas contra a pobreza são desafios já antecipados pelo Brasil e prioridade do governo.
- O Brasil conta com uma combinação de recursos que o coloca em posição privilegiada para desenvolver-se de forma economicamente viável, ambientalmente sustentável e com inclusão social – disse.
Armando Monteiro finalizou dizendo que o grande desafio dos países é manter vivo o espírito de negociação e cooperação que tem gerado compromissos de países desenvolvidos e em desenvolvimento no enfrentamento de problemas globais.
Agência Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços