Análise do anteprojeto do Código Penal será um desafio, diz Maldaner



Da Redação

O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) disse que é “digno de reconhecimento” o trabalho da Comissão Especial de Juristas que produziu o anteprojeto do novo Código Penal, entregue ao presidente José Sarney, em cerimônia realizada nesta quarta-feira (27).
– Esta Casa terá diante de si um desafio de grande dimensão e relevância, que é a análise do documento – disse o senador.
Para Maldaner, o código exige atualização, por ter mais de 70 anos e por já ter recebido diversas atualizações, transformando-se, segundo ele, em uma verdadeira colcha de retalhos.
O senador afirmou que o trabalho da comissão buscou modernizar o texto do Código Penal, unificando leis, compatibilizando tipos penais e descriminalizando condutas. Ele acrescentou que o texto aborda assuntos polêmicos como aborto, drogas e crimes eleitorais. Como exemplo, o senador disse que a proposta prevê que o porte de drogas para consumo próprio será descriminalizado.
Maldaner pediu a participação da sociedade civil no debate do novo texto e disse que os parlamentares não podem fugir da responsabilidade sobre o assunto.
- De forma democrática, chegaremos às conclusões que refletem os anseios e necessidades dos brasileiros – concluiu.
O anteprojeto foi elaborado a partir das discussões realizadas durante os oito meses de funcionamento da Comissão Especial de Juristas, presidida pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Gilson Dipp.
Agência Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços