4º grupo de diretores de Apaes participam de curso
Florianópolis,


São José  – Trinta e seis diretores dos Centros de Atendimento Especializado, mantido pelas unidades da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) de Santa Catarina (SC), iniciaram na manhã desta quarta-feira (27) um curso de capacitação em Educação Especial no campus da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE). No total, serão 24 horas de curso, programado até sexta-feira (29), com palestras dos seguintes ministrantes: Sérgio Otávio Bassetti, Jennifer Mary Teodósio, Edite Sehnen, Graziella Cristhofoline, Maria Nilza Éckel, Alzira Candido Lopes, Zena Becker e Renata Nunes. Trata-se da quarta e última capacitação de grupo de diretores, sendo a primeira realizada entre os dias 25 e 27 de abril, a segunda entre os dias 23 e 27 de maio e a terceira entre os dias 13 e 15 de junho.
No conjunto, a capacitação contempla os seguintes tópicos: Gerenciamento de instituições não governamentais; Políticas Públicas de Educação para as Pessoas com Deficiência; Políticas Públicas de Saúde para as Pessoas com Deficiência; Políticas Públicas da Assistência para as Pessoas com Deficiência; O papel do diretor na instituição especializada; Estimulação Essencial; Educação Profissional; Atendimento as pessoas com deficiência em processo de envelhecimento ou com baixo nível funcional; e Recursos humanos.
Ao final do curso, o número de capacitados atingirá a marca de 169 profissionais. Até o final do ano, porém, a intenção da Federação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (FeApaes), entidade organizadora da iniciativa, “é capacitar um número aproximado de 1800 funcionários de todas as Apaes de Santa Catarina”, destacou a coordenadora pedagógica da FeApaes Maria Nilza Éckel.
Um certificado será emitido aos participantes do curso – com registro de 100% de frequência – pela FCEE, por meio da Gerência de Capacitação, Extensão e Articulação (Gecea).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade