Ouvido biônico é benéfico para pessoas com surdez severa

Equipamento eletrônico é implantando cirurgicamente no paciente e permite a percepção e compreensão dos sons.


A perda de audição pode ser causada, entre outros fatores, pelo envelhecimento, exposição prolongada a ruídos e uso de determinados tipos de medicamento. A perda é classificada em diferentes níveis, desde as mais superficiais até as mais severas. Os aparelhos auditivos tradicionais são indicados quando há perda auditiva definitiva, em um nível que afete o entendimento dos sons da fala. De acordo com a otorrinolaringologista e otoneurologista Rita de Cássia cassou Guimarães, eles melhoram a audição e ainda são benéficos no tratamento do zumbido.

Quando o paciente apresenta surdez sensorial e bilateral e a prótese auditiva convencional não surtiu resultados satisfatórios, pode ser feita a indicação do implante coclear. Também conhecido como ouvido biônico, o dispositivo estimula o nervo da audição por meio de impulsos elétricos. “É um equipamento eletrônico computadorizado, colocado de maneira cirúrgica no paciente. O ouvido biônico é considerado a estratégia mais avançada para o tratamento da surdez, mas sua indicação envolve uma série de critérios”, observa a médica, mestre em clínica cirúrgica pela UFPR.

Para ser um candidato em potencial para o implante coclear, o paciente deve compreender menos de 40% dos sons da fala, mesmo quando está com o aparelho auditivo comum. Pessoas que já nasceram surdas, perderam a capacidade de ouvir na infância e não conseguem falar ou sofreram uma perda severa na fase adulta podem ser beneficiadas com o ouvido biônico. “Os melhores resultados são obtidos por quem tem menos de 10 anos de surdez. Quanto maior for o tempo que o paciente ficou sem ouvir, mais difícil será a reabilitação”, esclarece.

O implante coclear é mais eficaz para crianças que nasceram surdas e foram submetidas a tratamento precoce do que para adultos com longo período de surdez. De qualquer forma, esta é uma tecnologia importante, que tem trazido sons a vida dos pacientes e realimentado a esperança de quem não consegue ouvir. “O cérebro tem que aprender a ouvir e a compreender os sons de uma nova forma, pois há diferenças na forma de perceber as ondas sonoras. Por isso quem possui implante coclear não ouve igual a uma pessoa que possui a audição saudável”, ressalta.

O implante coclear possui uma parte interna e outra externa. A interna é constituída por eletrodos, que ficam dentro do ouvido e se comunicam com um receptor colocado atrás da orelha, por baixo da pele. “Na cirurgia os eletrodos são colocados na cóclea, órgão do ouvido interno. Eles têm a função de estimular a produção de sinais para o cérebro e promover a capacidade de ouvir. O receptor tem a função de decodificar os sinais e possui uma antena, que capta os sinais eletricos, e um imã, que fixa a unidade externa na cabeça”, explica Rita, integrante da Equipe de Implante Coclear dos hospitais Pequeno Príncipe e Iguaçu.

A parte externa é composta por uma antena transmissora, um microfone e um processador de fala e é a unidade visível do implante. O microfone capta o som do ambiente e transmite o ruído para o processador de fala, que analisa o barulho e o transforma em impulsos elétricos. Estes estímulos são enviados até a antena transmissora, que transmite o sinal para a unidade interna. “A estimulação do nervo auditivo pelos eletrodos é interpretada pelo cérebro como um som e o paciente consegue ouvir”, aponta a especialista.

A cirurgia por si só não é o suficiente para que o indivíduo volte a ouvir. Mesmo com a complexa tecnologia envolvida no implante, a atuação de especialistas de diferentes áreas da saude é fundamental no processo de reabilitação. “O acompanhamento é essencial, principalmente quando há a presença de zumbido. Grande parte do sucesso do implante depende do esforço e das expectativas do paciente. A intervenção cirúrgica é cara, mas há a possibilidade de conseguir o tratamento gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, acrescenta Rita.

Dra. Rita de Cássia Cassou Guimarães (CRM 9009)

Otorrinolaringologista, otoneurologista, mestre em clínica cirúrgica pela UFPR

Blog: http://canaldoouvido.blogspot.com

Email: ritaguimaraescwb@gmail.com

Telefone:  41-3225-1665   

Endereço: Rua João Manoel, 304 Térreo, Bairro São Francisco, Curitiba PR.









Dra. Rita de Cássia Cassou Guimarães
Divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade