Marta Suplicy volta a criticar transporte público em São Paulo e pede mais investimentos no metrô

Da Redação
No dia em que uma greve dos metroviários deixou milhões de pessoas sem transporte e paralisou o trânsito em São Paulo, a senadora Marta Suplicy (PT-SP) voltou a criticar a gestão do PSDB, que ocupa o governo do estado desde 1995 e que para ela fez muito pouco para melhorar o transporte na cidade.
- São anos sem dar um encaminhamento ao transporte de massa – criticou, em discurso no Plenário nesta quarta-feira (23).
Marta Suplicy informou que funcionários do metrô, que começou pela manhã e provocou uma série de problemas no trânsito da capital paulista, afetou cerca de 5 milhões de passageiros, que usam o metrô diariamente em São Paulo. De acordo com a senadora, usuários se revoltaram, com pneus queimados, a polícia usou bombas de efeito moral, e o trânsito ficou caótico. A senadora fez questão de destacar que não concorda com esse tipo de protesto, mas disse entender a revolta.
- Sem metrô, com ônibus lotado...é um desastre anunciado – lamentou.
Para a parlamentar, o metrô é obrigação do estado, embora o município e o governo federal também possam ajudar. Marta disse que São Paulo, mesmo sendo a mais importante cidade do Brasil e a quarta maior do mundo, vive uma situação muito séria em relação ao transporte público. Ela disse que a Cidade do México tem 200 quilômetros de linha de metrô, enquanto São Paulo tem cerca de 80. Para Marta Suplicy, a baixa oferta de transporte no metrô resulta em congestionamentos, panes técnicas, grandes filas e superlotação em ônibus e trens.
- Se o metrô fosse bom, as pessoas poderiam deixar os carros em casa – disse.
Ela criticou a falta de investimentos no sistema metroviário. No ano passado, segundo Marta Suplicy, o governo investiu apenas R$ 1,2 bilhão, quando o previsto era investir R$ 4,5 bilhões. Para a senadora, a série de problemas no metrô de São Paulo não é coisa repentina.
- É falta de vontade mesmo e de estabelecer prioridade.
Agência Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços